
Uso excessivo de celulares pode aumentar o risco de cegueira
Postado por Oculari em 04/07Segundo estudo publicado pela revista Scientific Reports, a luz azul emitida pela tela dos celulares e demais dispositivos eletrônicos pode provocar a morte de células fotorreceptoras, prejudicando a visão.
Na era digital em que vivemos, estamos constantemente expostos à luz destes dispositivos e segundo os pesquisadores responsáveis pela pesquisa, estruturas dos olhos, como a retina e a córnea não são capazes de bloquear e refletir a luz azul, deixando nossos olhos mais vulneráveis a efeitos danosos.
A exposição prolongada pode provocar a morte das células sensíveis à luz. Esta constatação se deu através de um experimento em células vivas, que apresentaram alterações em suas membranas plasmáticas e tiveram suas funções interrompidas após exposição à luz azul. O contato da retina com esta luz desencadeia reações que destroem estas células, que não capazes de regeneração. Por isso, não é possível reverter este dano.
Além disso, o estudo constatou que a luz emitida também pode causar a morte de células cardíacas e dos neurônios.
O lado positivo é que aprender sobre os mecanismos que causam a cegueira possibilita encontrar soluções para proteger a visão desta e das futuras gerações, que estarão cada vez mais dependentes da tecnologia.
Estas ainda não são constatações totalmente comprovadas: são necessários mais estudos que meçam o real impacto dos dispositivos para o surgimento de doenças da visão e do corpo humano.
Por isso, é importante que algumas medidas simples sejam adotadas, como forma de diminuir possíveis danos à visão. O uso de óculos com lentes que filtram a luz azul e a luz UV são importantes. Outra dica é descansar os olhos a cada 20 minutos durante o uso dos monitores, tablets e celulares.
Os comentários estão fechados.