Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

saude-blog

Saúde Ocular

Postado por Oculari em 06/07

Cuide de sua Saúde Ocular

No próximo dia 10/07 (segunda), teremos o Dia da Saúde Ocular, uma data para a conscientização das doenças que podem acometer a visão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% das deficiências visuais podem ser evitadas ou curadas se diagnosticadas e tratadas a tempo. Somente no Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos e mais de 100 mil crianças possuem algum tipo de deficiência visual. Diante de dados tão preocupantes, é essencial criar hábitos de vida que podem melhorar também a Saúde Ocular.

Aqui estão algumas atitudes para manter uma boa visão por mais tempo:

1- Alimentação balanceada
Uma alimentação saudável é importante para todo o nosso corpo e os olhos também se beneficiam com isto. Alguns alimentos são ótimos para a saúde ocular, como é o caso dos vegetais verdes – carregados de luteína e ricos em vitaminas antioxidantes. A couve é a maior fonte, seguido de perto pela espinafre e salsa fresca. Além disso, procure consumir peixes, que possuem ácido graxo essencial, excelente para a Saúde Ocular.

2- Não deixe de usar óculos escuros
Mesmo em dias nublados, os raios ultravioletas estão presentes e podem causar envelhecimento precoce da retina e acelerar a catarata. Os óculos escuros são um dos maiores aliados da Saúde Ocular.

3- Evite bebidas alcóolicas
Além de desidratar as células oculares, o álcool também é um dos inimigos da Saúde Ocular, pois favorece o envelhecimento precoce das células dos olhos.

4. Durma bem
O ideal é que se tenha 8 horas de sono. Ficar sem dormir causa vista cansada, inchaço e vermelhidão nos olho, prejudicando sua Saúde Ocular.

5. Tempo seco
A baixa umidade agrava a evaporação das lágrimas, causando irritação e ardência. Por isso, evite ventiladores e ar condicionados, que auxiliam no ressecamento. E não esqueça dos colírios lubrificantes, apenas sob prescrição médica.

6. Consulte um oftalmologista periodicamente
Assim como os exames de rotina, ir ao oftalmologista é essencial para saúde ocular. O médico irá avaliar a qualidade da visão e as condições oculares, além de realizar exames que analisam a pressão intraocular e a retina , evitando doenças graves e silenciosas como o glaucoma. Os portadores de diabetes devem ter cuidado extra, em função da retinopatia diabética.

Cuide de sua Saúde Ocular! A vida é muito especial para não ser vista.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário