Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

cancer-blog

O que é Metástase Ocular

Postado por Oculari em 25/01

Muitos casos de câncer podem causar metástase, que é a disseminação do tumor pela corrente sanguínea. E os olhos são órgãos que não estão imunes – alguns tipos de câncer como de mama, próstata e até mesmo o de pulmão podem causar a Metástase Ocular. Estes casos, denominados de “metástase de coróide” (atingem a coróide, a parte do olho com mais vasos sanguíneos) acabam sendo o primeiro sinal do câncer e por isso, muitos pacientes descobrem que tem a doença na própria consulta oftalmológica. A partir daí, este momento torna-se o pontapé inicial para detectar a origem do câncer e consequentemente, iniciar seu tratamento adequado.

Quais são os sintomas da Metástase Ocular:

Geralmente, a Metástase Ocular é assintomática, mas alguns pacientes podem apresentar:
– Baixa Visão
– Vermelhidão nos olhos
– Dor ocular

Como detectar a Metástase Ocular:

Nestes casos, o médico oftalmologista realiza o exame que mede a visão, dilata as pupilas e solicita um ultrassom ocular, essencial para medir o tumor e confirmar o diagnóstico. Se os exames não forem suficientes, recomenda-se a biópsia como um recurso adicional para detectar a Metástase Ocular.

Tratamento da Metástase Ocular:

Os casos de Metástase Ocular são tratados juntamente com o processo de quimioterapia ou radioterapia primárias para os demais órgãos acometidos pelo câncer (mama, próstata, etc). Com o auxílio de exames de ultrassom, o médico oftalmologista acompanha a regressão do tumor.

O tratamento melhora a visão e tem como objetivo manter a doença sob controle. O tratamento localizado (radioterapia externa ou braquiterapia ocular) só deve ser realizado caso a resposta não seja positiva.
Em alguns casos de tumores maiores ou mais agressivos, recomenda-se a remoção do globo ocular.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário