Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

retinopatia-diabetica

Retinopatia Diabética

Postado por Oculari em 22/09

Você sabia que a Retinopatia Diabética é uma das maiores causas de cegueira em todo o mundo? Além de causar complicações a diversos órgãos, o Diabetes também pode manifestar-se nos vasos sanguíneos da retina, comprometendo a visão do paciente. E quanto maior o tempo de diabetes, maiores as chances de desenvolver a Retinopatia Diabética. Mas quando detectada precocemente, é possível fazer um tratamento adequado. Por isso, é essencial controlar o Diabetes e consultar-se periodicamente com um oftalmologista para realizar exames de fundo de olho e mapeamento de retina.

Quais são os sintomas da Retinopatia Diabética?

Assim como outras doenças oculares, a Retinopatia Diabética é silenciosa e muitos pacientes só descobrem o diagnóstico em seu estágio avançado, quando a doença atinge a Mácula (região mais nobre da visão). Um dos principais sintomas é a baixa visão – inicia-se com um embaçamento da visão e esta condição pode progredir para a perda parcial ou mesmo total da visão. Isto ocorre em decorrência do acúmulo de material anormal nos vasos sanguíneos do fundo do olho – ocasionando seu entupimento ou enfraquecimento e muitas vezes levando ao seu rompimento e a danos à retina.

A Retinopatia Diabética tem tratamento?

Apesar de ser uma doença incurável, existem tratamentos que auxiliam na qualidade de vida dos pacientes, mas tudo depende do grau de progressão da Retinopatia Diabética. Em pacientes com a doença em estágio inicial, é necessário apenas um acompanhamento periódico com o oftalmologista. Já nos casos mais avançados, é recomendado a fotocoagulação a laser, além de tratamentos com inibidores de VEGF e os Polímeros de liberação lenta de esteróides, aplicados através de injeções intravítreas.

Caso você possua diabetes, faça o acompanhamento com o oftalmologista regularmente e evite o desenvolvimento da Retinopatia Diabética.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário