Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

diabtes-blog

Diabéticos ainda desconhecem riscos da doença para a visão

Postado por Oculari em 28/11

Neste mês de combate ao diabetes, é importante ressaltar que esta doença ainda é uma das maiores causas de cegueira em todo o mundo.

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde em 41 países (incluindo o Brasil),  constatou que quase 1/3 dos diabéticos ainda desconhecem as consequências do diabetes para a visão. Por esta razão, a falta de conscientização faz com que o diabetes não pare de crescer. São 425 milhões de casos em todo mundo e a previsão é que esta doença atinja 1 em cada 10 pessoas em 2040.

Sendo uma doença progressiva, o diabetes aumenta em até 25 vezes a chance de perder a visão. Ela afeta toda a circulação do corpo, inclusive dos delicados vasos sanguíneos presentes no fundo do olho, sem demonstrar qualquer sintoma na fase inicial.

É essencial que todo portador de diabetes faça o acompanhamento oftalmológico e realize os exames periodicamente. A Retinopatia Diabética atinge a retina, que é parte do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. Quando o diabetes não está sob controle, a hiperglicemia desencadeia diversas alterações em todo o organismo, que podem causar  a disfunção dos vasos da retina.

O crescente número de casos de cegueira irreversível causado pelo diabetes está relacionado ao diagnóstico tardio da doença e da falta de informações sobre a Retinopatia Diabética. Além disso, a falta de hábito em consultar-se rotineiramente com o oftalmologista só tende a agravar a situação.

Tratamento da Retinopatia Diabética

O melhor tratamento para a retinopatia diabética está no controle das taxas de glicose no sangue, o que reduz significativamente o risco de perda de visão em longo prazo. Apesar de não oferecer cura, pode reduzir alguns  sintomas e retardar a progressão da perda de visão. Sem o tratamento adequado, a doença progride constantemente e pode levar a complicações graves e à cegueira irreversível.

Casos avançados podem necessitar de tratamento a laser ou cirurgia.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário