Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

pterigeo

Plástica Ocular – Pterígeo

Postado por Oculari em 15/09

O Oculari Hospital Oftalmológico também é referência em Plástica Ocular e este post elucida informações sobre uma doença muito comum em locais ensolarados o ano todo, cujo tratamento é realizado com o procedimento da Plástica Ocular.

O Pterígeo é uma doença caraterizada pelo aparecimento de uma membrana fibro-vascular sobre a córnea. Muito conhecida como “carne no olho”, esta doença é causada por fatores genéticos, aliados a ambientes ensolarados (e com muita poeira e vento). Por esta razão, o Pterígio é muito comum em trabalhadores rurais, expostos ao sol o dia todo e ocorre com mais frequencia em homens a partir dos 25 anos.

Quais os sintomas do Pterígeo?

A membrana fibro-vascular que surge sobre a córnea, é formada por um tecido fibroso, repleto de vasos sanguíneos, que dificultam a visão. Além de tornar a córnea opaca, o Pterígio ainda pode distorcer sua curvatura. Além disso, os pacientes com esta doença apresentam coceira, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, fotofobia e hiperemia ocular (excesso de sangue nos vasos sanguíneos). Apesar da progressão da doença ser lenta (leva-se anos para a membrana cobrir a córnea), em alguns casos, pode manifestar-se mais veloz, comprometendo a visão e trazendo desconforto ao paciente.

A Plástica Ocular é o tratamento mais eficaz para o Pterígeo

Alguns colírios adequados auxiliam na ardência e hiperemia ocular, mas o único tratamento comprovadamente eficaz é a remoção cirúrgica, também conhecida como Plástica Ocular. A cirurgia é realizada com anestesia local, tem duração de 15 a 30 minutos e o paciente pode retornar para casa no mesmo dia. Após algumas semana, o olho já volta ao normal.

Na cirurgia de Plástica Ocular, há dois procedimentos: no primeiro, a membrana é removida e em seu lugar, é inserida uma parte de conjuntiva retirada de outro local do olho. Na segunda, insere-se um tecido chamado membrana amniótica (retirado da placenta e processado em laboratório). especializado. Estes enxertos visam dificultar as chances do Pterígeo voltar aos olhos.

Se você possui alguns destes sintomas ou já apresenta o Pterígio em estado avançado, venha consultar-se com nossos especialistas em Plástica Ocular. A cirurgia é a melhor solução para uma vida com mais qualidade e nitidez.

 

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário