
Glaucoma: uma doença silenciosa e que pode causar cegueira
Postado por Oculari Hospital Oftalmológico em 25/08O Glaucoma refere-se a um grupo de doenças associadas à pressão intraocular, que causam danos no nervo óptico. Este é um fator de risco para o aparecimento da doença, mas não é a causa principal. Há casos de pacientes que desenvolvem o glaucoma sem nunca terem apresentado pressão intraocular (aumento do líquido produzido na parte anterior do olho).
De qualquer forma, o glaucoma é a doença é a segunda maior pelos casos de cegueira em todo mundo, pois é uma doença silenciosa e sem cura.
Pessoas com mais de 40 anos estão entre as mais suscetíveis a desenvolver a doença. Além disso, diabetes, hipertensão, hipertireoidismo e problemas cardíacos podem levar ao glaucoma. Históricos familiares e até mesmo pessoas que fazem uso de corticosteroides durante muito tempo podem ter a doença. Por esta razão, é sempre importante fazer uma avaliação oftalmológica periodicamente, para detectar possíveis sintomas e buscar tratamentos que evitem o avanço da doença e consequentemente, a perda irreversível da visão.
Quais os sintomas do Glaucoma?
Esta é a razão pelo qual a doença pode levar à perda da visão: os sintomas são raros e os pacientes só os sentem na fase aguda da doença. Os sinais mais comuns são dores de cabeça, enjôo, dor ocular intensa e fotofobia (aversão a qualquer tipo de luz).
Quais os tipos do Glaucoma?
Ângulo Aberto
Causado pelo aumento da pressão intraocular, responsável por causar danos ao nervo óptico. É o tipo mais comum e pode ser hereditário.
Ângulo Fechado
É um quadro de emergência e que pode levar à perda de visão parcial ou total em questão de horas se não for tratada rapidamente. Este quadro ocorre quando o sistema de drenagem é bloqueado e o líquido não consegue penetrar na rede trabecular para ser drenado. O sintomas mais comuns são vômito, redução da visão e dores agudas na cabeça e no olho.
Congênito
O Glaucoma também pode ser herdado durante a gravidez e apesar de raro, deve ser tratado imediatamente após o diagnóstico.
Secundário
Como mencionado no texto acima, este tipo de glaucoma é ocasionado em pessoas que fazem uso de corticosteroides, por traumas e outras doenças oculares e sistêmicas.
Qual o tratamento para o Glaucoma?
Após uma série de exames que atestam a existência da doença, os pacientes que são diagnosticados precocemente, submetem-se a tratamentos específicos para cada tipo da doença. Nos casos do glaucoma de ângulo aberto, o objetivo é reduzir a pressão intraocular e para isso, são administrados colírios e pílulas que protegem o nervo óptico. Cirurgias e tratamentos a laser também são indicados para alguns pacientes. Nos casos do glaucoma de ângulo fechado, além dos medicamentos, alguns pacientes são submetidos a cirurgias de emergência. Já os casos de glaucoma congênito são submetidos à cirurgia para sanar o problema.
Os comentários estão fechados.