Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

exames-blog

Exames Oftalmológicos de rotina podem detectar doenças graves

Postado por Oculari em 14/06

Não é a toa que os olhos são chamados de “Janelas da Alma” – além de expressar nossas emoções, os olhos podem funcionar como uma fresta para avaliação de nossa  saúde.

Você sabia que consultar-se periodicamente com seu oftalmologista é essencial para detectar problemas de saúde e prevenir-se de doenças que não têm origem no sistema ocular? Isso só é possível porque o olho é o único órgão do corpo humano em que os médicos podem visualizar o tecido neural e os vasos sanguíneos sem realizar qualquer intervenção no mesmo. São procedimentos simples, indolores e que podem até mesmo salvar vidas.

Durante uma consulta de rotina, um exame oftalmológico comumente realizado é o exame de fundo de olho. Iniciando pela dilatação da pupila (com colírio próprio), é possível que o médico oftalmologista consiga enxergar toda esta estrutura, através de um microscópio. Outro exame oftalmológico é o de retina, que proporciona uma investigação detalhada, avaliando os vasos sanguíneos, nervo óptico e a retina central e periférica, permitindo identificar problemas vasculares, como a obstrução de carótidas, e neurológicos, como a esclerose múltipla. Os procedimento são rápidos e completamente indolores.

Confira abaixo as doenças que são detectáveis através de exames oftalmológicos:

– Doenças dos Olhos
DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) e Glaucoma (causada pelo aumento da pressão intraocular, uma das doenças mais perigosas, pelo fato de ser silenciosa, assintomática e que pode levar à perda irreversível da visão).

– Doenças Neurológicas
Através do exame oftalmológico, é possível detectar tumores na cabeça

– Doenças Crônicas
É o caso da Hipertensão e do Diabetes (a retinopatia diabética é uma das maiores causas de cegueira em todo o mundo). Infelizmente, estas duas doenças são percebidas nos olhos quando já encontram-se em estágio avançado. Nestes casos, os exames funcionam como acompanhamento clínico e podem avaliar o risco de um acidente vascular.

– Doenças do Sangue
A Leucemia e o Linfoma são doenças que podem ser descobertas através do exame nos olhos.

– Doenças Infecciosas
A Sífilis, a Aids, a Tuberculose e a Toxoplasmose também apresentam seus sinais nos olhos.

Agende agora mesmo sua avaliação em uma de nossas unidades e realize seus exames oftalmológicos, com total segurança, conforto e rapidez! Saúde é tudo!

Montes Claros – Tel: (38) 3216-0663 / (38) 9 9211-0015 (WhatsApp)
Janaúba – Tel: (38) 3821-8094 / (38) 9 9227-4358 (WhatsApp)
Salinas – Tel: (38) 3841-1033/ (38) 9 9250-1273 (WhatsApp)

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário