Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

exames-refrativos

A importância dos exames refrativos

Postado por Oculari em 09/03

“Nada que um bom par de óculos não resolva”.
Esta é uma frase comum para muitas pessoas, que ao notarem alguma alteração na visão, não levam ao sério, ou então, recorrem aos óculos prontos, de graus variados, vendidos em drogarias e camelôs.
A verdade é que um problema de visão pode ser o sintoma de algo muito mais grave em nosso organismo. Além disso, algumas doenças como o glaucoma são silenciosas e podem desenvolver-se ao longo dos anos e causar males irreparáveis, como a perda da visão. Muitos pacientes só descobrem o problema em estágios avançados, muito mais difíceis de serem tratados.
A saúde de nossa visão requer a mesma preocupação e cuidados que temos com nosso corpo. A cada ano, realizamos dezenas de exames de rotina para a prevenção de doenças e os exames refrativos também devem tornar-se um hábito. São procedimentos simples e que só trazem benefícios a nossa saúde.

Como são realizados os Exames Refrativos?

O primeiro procedimento é a Anamnese, que funciona como um questionário sobre a vida clínica do paciente, incluindo os hábitos, limitações e históricos familiares de doenças oculares, como glaucoma, catarata e diabetes.

Após esta etapa, é realizado um exame externo, que analisa a conjuntiva (mucosa), vias lacrimais e córneas. Além disso, realiza-se o exame de fundo de olho, um procedimento simples e extremamente importante, que pode revelar doenças graves e silenciosas.

Através da análise da parte interior dos globos oculares, o especialista pode detectar a existência de glaucoma e retinopatia, além de auxiliar no diagnóstico de diabetes, hipertensão e AIDS.

Na sequência, são realizados exames de refração, que diagnosticam defeitos visuais, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, além da medição dos graus existentes.

Também existem exames específicos para diagnosticar doenças como catarata e glaucoma e seus estágios de evolução.
Caso seja necessário, o paciente pode ser submetido a alguns exames complementares. É o caso do ultrassom e angiografia (essencial para detectar doenças como a Retinopatia Diabética, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Degenerações hereditárias e doenças oclusivas vasculares.

Quando devo realizar os exames refrativos?

Estes procedimentos de exames refrativos devem ser realizados uma vez ao ano para garantir a sua saúde ocular e evitar que doenças graves desenvolvam-se silenciosamente. Todas as unidades do Oculari Hospital Oftalmológico são referências no Norte de Minas Gerais e oferecem profissionais altamente qualificados, especialistas em saúde ocular, além de equipamentos de última geração e uma estrutura completa para a realização de exames refrativos e cirurgias oftalmológicas, com toda a segurança e conforto.
Agende sua avaliação anual de exames refrativos e veja a vida com mais cor e alegria!

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário