Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

estrabismo

O que é Estrabismo?

Postado por Oculari em 17/11

Você sabia que cerca de 3% da população sofre com problema de desvio nos olhos, também chamado de Estrabismo?

O estrabismo é causado pela desarmonia dos músculos encontrados nos olhos. Temos seis músculos em cada um deles, que recebem impulsos de nosso cérebro para controlar os movimentos e o foco de ambos olhos em um mesmo objeto. Quando os músculos não estão equilibrados, surge o Estrabismo – a falta de alinhamento entre os dois olhos.

Por esta razão, é muito comum que os portadores de doenças que afetam o cérebro apresentarem o Estrabismo. É o caso da Síndrome de Down, Hidrocefalia, Paralisia Cerebral, entre outras.

Os tipos de Estrabismo mais comuns são: o convergente (desvio do olho para dentro) e o divergente (desvio para fora).

O Estrabismo surge em qual estágio da vida?

O Estrabismo pode ser congênito (presente no nascimento), surgir mais tarde (ainda na infância) ou até mesmo na fase adulta.

Bebês: raramente, os bebês podem apresentar pequenos desvios nos olhos, em função dos reflexos que alinham a visão ainda não estarem completamente desenvolvidos. Mas se após os 4 meses de vida o desvio ocular permanecer, é sinal de Estrabismo, que neste caso, não se cura sozinho.

Crianças: para tratar-se o Estrabismo nesta idade, é necessário que se cuide primeiro da ambliopia (diferença da qualidade da visão entre os olhos). Neste caso, recomenda-se o uso de tampões que estimulam o olho que tem menor qualidade de visão. Depois, a cirurgia de alinhamento ocular é indicada, para desenvolver ainda mais a visão nos dois olhos. Há alguns casos em que são prescritos óculos para as crianças.

Fase Adulta: o diabetes ou até mesmo traumatismo na cabeça causado por algum acidente ou queda, podem contribuir para o aparecimento do Estrabismo. Neste caso, além do desalinhamenrto dos olhos, os pacientes apresentam visão dupla, causando extremo desconforto. Outras situações que também podem desencadear o Estrabismo: hipertensão arterial, aneurismas cerebrais, AVCs, disfunções da tireóide, tumores ou até envelhecimento. O Estrabismo causa transtornos nas atividades mais comuns, como ler , caminhar, ou dirigir, já que há perda de noção de distância e profundidade.

O Estrabismo pode ser corrigido?

 O aspecto visual (estética) pode ser corrigido através de cirurgia, cujo procedimento é realizado nos músculos que movimentam os olhos. A internação hospitalar é de poucas horas e a recuperação é rápida. Mas é importante enfatizar que a cirurgia dificilmente reestabelece a visão binocular.

Há também a opção menos invasiva, indicada para os casos de pequenos desvios. A aplicação de toxina botulínica (botox) oferece ótimos resultados e pode ser realizada inclusie em crianças. No procedimento, a toxina botulínica é aplicada diretamente no músculo ocular externo, proporcionando relaxamento e o alinhamento dos olhos.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário