
Saiba quais são os tipos de Conjuntivite
Postado por Oculari em 18/01Verão e férias: duas situações que juntas são sempre motivo de diversão, alegria e descanso.
E como a grande parte das famílias brasileiras deslocam-se para praias, clubes ou piscinas, é importante conscientizar-se de problemas que podem prejudicar estes momentos tão esperados de alegria.
A conjuntivite é uma das doenças mais comuns deste período, já que as aglomerações de pessoas favorecem o contágio. Ela causa inflamação da conjuntiva e na esclera (parte branca do olho), uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e a parte interna das pálpebras.
A conjuntivite pode afetar um ou os dois olhos e costuma durar de 1 a 2 semanas.
Os principais sintomas da Conjuntivite são
– Vermelhidão;
– Coceira;
– Dificuldade para abrir os olhos ao acordar;
– Visão borrada;
– Inchaço nas pálpebras;
– Fotofobia;
– Sensação de areia nos olhos;
– Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana);
– Secreção purulenta (conjuntivite viral).
Mas você sabia que existem diferentes tipos de Conjuntivite? Conheça:
Conjuntivite Alérgica
Tipo de conjuntivite não transmissível, é causada através do contato dos olhos com substâncias irritantes, como: pelos de animais, mofo, pólen, pó, etc.
Conjuntivite Viral
Causada pelo Adenovírus, é o tipo de conjuntivite mais comum. Altamente transmissível, a infecção ocorre através do contato com as secreções oculares. A doença não é grave, cura-se sozinha e tem a duração de 7 a 10 dias. Colírios podem ajudar no desconforto.
Conjuntivite Bacteriana
Assim como a Conjuntivite Viral, o contágio ocorre através do contato com as secreções oculares.
Conjuntivite Fúngica
Uma das formas mais raras de conjuntivite, ocorre quando o paciente se acidenta com madeira nos olhos ou com lentes de contato.
Conjuntivite Gonocócica
Causada pela bactéria da gonorreia, é um tipo de conjuntivite que pode ser transmitida sexualmente (e também na hora do parto). É extremamente perigosa e pode levar à perda da visão caso não haja o tratamento adequado.
Conjuntivite de Inclusão
Causada por Chlamydia trachomatis, um sorotipo D-K que pertence ao trato genital de adultos, causa conjuntivite em jovens sexualmente ativos. O tratamento é feito com azitromicina ou doxiciclina.
Os comentários estão fechados.