Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

gravidez

Problemas Oculares na Gravidez

Postado por Oculari em 01/12

A gestação é  um dos períodos mais importantes e intensos na vida de toda mulher. E é também um dos mais preocupantes, em função das grandes mudanças hormonais que envolvem diversos órgãos. Entre eles, os olhos merecem grande atenção. É muito comum gestantes apresentarem problemas como o olho seco ou até mesmo a diminuição da visão.

Há casos em que as gestantes apresentam mudança no grau – o ideal é aguardar até o quarto mês após o parto para refazer o exame oftalmológico, já que durante este período, o organismo está retornando às suas condições normais.  Já nos casos de olho seco, as gestantes devem fazer uso de colírio lubrificantes, que aliviam o desconforto. A atenção deve ser redobrada se a gestante for usuária de lentes de contato.

Mas podem ocorrer situações ainda mais graves, como é o caso da hipertensão ou a toxoplasmose, que pode levar à perda da visão do bebê.

Problemas oculares graves na gravidez

Hipertensão

Algumas mulheres podem apresentar hipertensão durante o período da gravidez, o que pode ocasionar alterações na retina. Como resultado, as pacientes relatam manchas escuras no campo visual (escotomas), visão dupla e diminuição da visão. Por isso, é realmente recomendável que pacientes com hipertensão tenham acompanhamento oftalmológico durante toda a gravidez.

Os perigos da Toxoplasmose

Infelizmente, a toxoplasmose é uma das principais causas de cegueira infantil em nosso país. É a doença mais grave que pode acometer a grávida e que pode ocasionar danos irrecuperáveis para a visão do bebê.Os sintomas podem se manifestar como uma gripe ou uma febre e as gestantes podem apresentar alteração ocular com lesões ativas na retina. Mas há casos em que as mães não apresentam nenhum sintoma. Por esta razão, a realização do teste específico para detectar a doença durante o pré-natal é de extrema necessidade.
As gestantes não imunes a toxoplasmose devem sempre consumir  água filtrada ou fervida, evitar o consumo de carne mal passada, e lavar muito bem verduras e frutas.
Já nos casos de contaminação durante a gravidez, a paciente deve ser submetida a tratamento com medicamentos específicos.No caso do bebê que  adquiriu a doença durante a gestação, deverá ser iniciado o tratamento com colírios e medicação específica para minimizar os danos ocasionados pela doença.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário