Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

inverno-blog

Problemas de Visão no Inverno

Postado por Oculari em 27/06

O inverno chegou! Época de clima ameno, perfeito para dormir, relaxar e passar bons momentos a dois. E apesar do calor ser bem menos intenso, a incidência da radiação solar permanece até nos dias mais nublados desta estação. Por isso, é muito comum o aparecimento de problemas de visão no inverno, que favorece a Síndrome do Olho Seco, uma condição causada pela falta de lubrificação dos olhos, em função de poeira, sol e baixa umidade.

Por isso, apresentamos aqui alguns cuidados essenciais para você aproveitar cada momento desta estação e evitar possíveis problemas de visão no inverno.

– As baixas temperaturas  e o clima mais seco causam não somente problemas respiratórios, como também podem deixar os olhos mais propensos à conjuntivite alérgica. Desta forma, evite frequentar ambientes fechados e lotados de gente. Também é indispensável lavar as mãos após contato com outras pessoas ou higienizá-las com álcool gel. A conjuntivite alérgica é um dos típicos problemas de visão no inverno e causa vermelhidão nos olhos, ardor, coceiras e secreção.

– Além de também causar os sintomas mencionados acima, como ardor e coceira, a Síndrome do Olho Seco traz maior sensibilidade à luz (fotofobia), além de ressecamento. Por isso, é  aconselhável a utilização de colírios lubrificantes, somente sob supervisão do médico oftalmologista. Também é importante evitar ficar muito próximo de ar condicionado.

– Apesar da radiação solar ser menor do que em outras estações como o verão e primavera, ela ainda está presente. É importante que ao sair de casa, não deixar de usar os óculos escuros, que protegem contra os raios ultravioletas, até mesmo nos dias mais nublados. A radiação ultravioleta ocasiona o endurecimento do cristalino, levando ao aparecimento da catarata. Os efeitos nocivos podem também podem degenerar a retina no decorrer do tempo.

– Roupas, cobertores, agasalhos, tapetes, edredons e bichos de pelúcia devem ser lavados e colocados ao sol – esta simples atitude pode evitar o risco de problemas nos olhos. Estes objetos concentram poeira, ácaros e outros microorganismos que causam alergias oculares, um dos muitos problemas de visão no inverno. Além de varrer o chão e espanar os móveis, passe um pano úmido para finalizar a limpeza e garantir a saúde ocular de sua família.

Dicas adicionais para evitar os problemas de visão no inverno:

– Tem ar condicionado? Mantenha o filtro sempre limpo;

– Evite compartilhar maquiagens, rímel, esponjas e pincéis com outras pessoas. Da mesma forma, não compartilhe toalhas de rosto;

– Procure manter o local de dormir arejado e umedecido;

– Evite a exposição a fumaça, cloro de piscina e pêlos de animais;

– Procure piscar seus olhos mais vezes, ao usar o celular, computadores e tablets;

– Não leve a mão aos olhos;

– Caso esteja com irritação nos olhos, evite coçá-los;

– Somente use óculos escuros com proteção contra os raios ultravioletas.

Com atitudes simples, é possível  evitar os problemas de visão no inverno e ter uma visão sempre saudável para ver as boas coisas da vida!

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nosso time de especialistas:
Montes Claros – Tel: (38) 3216-0663 / (38) 9 9211-0015 (WhatsApp)
Janaúba – Tel: (38) 3821-8094 / (38) 9 9227-4358 (WhatsApp)
Salinas – Tel: (38) 3841-1033/ (38) 9 9250-1273 (WhatsApp)

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário