Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

verao

Os perigos do verão para a saúde dos olhos

Postado por Oculari em 27/10

O calor de nossa região é ótimo para curtirmos momentos de lazer em clubes, piscinas ou até mesmo escapar para as praias. E o verão vem aí e a tendência é que a luz solar e o calor fiquem ainda mais intensos. Você sabia que o Verão é uma das estações mais perigosas para a saúde dos olhos? Isso ocorre em função do aumento da temperatura, que favorece a reprodução de bactérias, desencadeando o aparecimento de algumas doenças, como é o caso da conjuntivite. Vamos conhecer algumas situações que oferecem riscos à saúde dos olhos:

Quais as doenças causadas pelo excesso de sol?

A exposição prolongada ao sol favorece o aparecimento de algumas doenças oculares graves, como é o caso das cataratas, pterígeo (carne no olho – doença muito comum em regiões ensolaradas), câncer de pele nas pálpebras e lesões na retina. Além disso, a exposição excessiva à radiação UV pode causar ceratite, uma espécie de queimadura da córnea, que causa dor, lacrimejamento, fotofobia e vermelhidão nos olhos.

Perigos na água

Também é muito comum os olhos apresentarem coceira, inchaço das pálpebras e até dificuldade para enxergar – incômodos causados pelo excesso do sol, da piscina e do mar.
Nas praias, há muitos perigos para a saúde do olhos. Além do mar, a maresia também carrega grãos de areia e impurezas que podem irritar os olhos. Já o sal pode causar a evaporação das lágrimas e ressecamento da superfície dos olhos.

Já nas piscinas, o perigo é maior. O cloro presente nas águas seca as lágrimas, tornando as pálpebras ressecadas e por esta razão, é sempre recomendável lavar bem os olhos ao sair de piscinas, a fim de remover os resíduos de cloro, que causa conjuntivite química.

Sol: uma das maiores ameaças à saúde dos olhos

No verão, a intensidade da luz é ainda maior que nas outras épocas do ano e por isso, é importante evitar a exposição prolongada ao sol. Os efeitos da radiação são cumulativos e é sempre aconselhável o uso de óculos escuros de boa qualidade (o alerta é maior para pessoas com olhos claros, por serem ainda mais sensíveis à luz). Os óculos devem oferecer a proteção adequada à saúde dos olhos e bloquear entre 99-100% as radiações UV-A e UV-B. Escolha modelos com lentes cinzas, verdes ou marrons, que filtram entre 75-90% da luz visível. Além disso, as viseiras, bonés e chapeus são grandes aliados na proteção contra os efeitos solares.

Dicas para proteger a saúde dos olhos no verão:

• Use colírios lubrificantes, mais conhecidos como “lágrimas artificiais”.
• Faça compressas com água filtrada gelada ou com soro fisiológico para aliviar alergias e irritações
• Evite mergulhar de olhos abertos
• Evite o contato do filtro solar com os olhos – eles podem causar desde irritação e vermelhidão até quadros mais graves, comprometendo a saúde dos olhos.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário