Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

toxo-blog

O que é Toxoplasmose Ocular

Postado por Oculari em 08/02

A toxoplasmose é uma doença infecciosa crônica, que pode provocar danos em diversas partes do nosso organismo, inclusive nos olhos (toxoplasmose ocular), causando sérios problemas de visão. O protozoário “toxoplasma gondii” é o agente causador e pode ser encontrado principalmente nas fezes de gatos e em alimentos contaminados. Além isso, é um parasita que pode causar infecção que afeta o cérebro, os músculos e o coração.
No caso dos olhos, a Toxoplasmose Ocular desenvolve-se principalmente como uma uveíte infecciosa – inflamação do trato uveal e/ou como inflamação da retina. Essas inflamações podem levar à formação de lesões (cicatrizes sob a forma de múltiplas áreas de branco acinzentadas ao nível do epitélio pigmentado da retina). Quanto maiores as lesões, maior a interferência na visão, podendo até mesmo levar alguns pacientes à cegueira. A Toxoplasmose Ocular pode ser unilateral (um olho) ou bilateral (dois olhos).  Ainda não é possível reverter as lesões que já tiverem se instalado na retina do paciente.

Quais são as Causas da Toxoplasmose Ocular?

As fezes de gatos (hospedeiro definitivo) são as principais fontes de contaminação pelo Toxoplasma gondii. Como as fezes podem contaminar o solo, a água e os alimentos, os cistos são ingeridos por porcos, cabras, galinhas (hospedeiros intermediários). Desta forma, as pessoas podem contrair a toxoplasmose através do consumo da carne crua ou mal cozida destes animais, além de verduras e legumes mal lavados, ovos crus, leites não pasteurizados ou água contaminada.

Mulheres que foram contaminadas durante a gravidez também podem transmitir a toxoplasmose ao bebê através da placenta. O tratamento adequado com o obstetra evita que o bebê também seja afetado.

Além disso, a toxoplasmose também pode ser adquirida através da transfusão de sangue e transplante de órgãos.

Quais são os sintomas da Toxoplasmose Ocular?

A grande parte dos pacientes apresenta apenas sintomas como dor de cabeça, dor muscular e febre, que podem durar algumas semanas. Quando o protozoário afeta os olhos, os pacientes costumam relatar:

• Dor ocular;
• Vermelhidão nos olhos;
• Visão turva ou embaçada;
• Sensibilidade à luz;
• Aparecimento de moscas volantes.

Qual é o tratatamento da Toxoplasmose Ocular?

Após o diagnóstico feito pelo médico oftalmologista por meio de avaliação clínica, exames sorológicos complementares e mapeamento de retina para avaliação das lesões,  o tratamento da toxoplasmose ocular é semelhante ao tratamento da toxoplasmose que afeta outros órgãos, feito com o uso de antibióticos e corticoides. Colírios para alívio da dor e da inflamação nos olhos também são indicados. O fundamental é evitar a multiplicação do parasita, minimizando os danos causados à retina.

Importante: apesar do tratamento eliminar grande parte da doença, há sempre a possibilidade de alguns parasitas da toxoplasmose ocular alojarem-se na cicatriz da doença. Por isso, é essencial que os pacientes sejam orientados sobre possíveis quedas de resistência, que podem “acordar” a toxoplasmose ocular.

Prevenção: a melhor forma de evitar a toxoplasmose

• Nos caso de gestantes, sempre realizar o pré-natal, com exames sorológicos para toxoplasmose e evitar o contato com fezes de gatos
• Não beber água de locais contaminados;
• Lavar bem frutas, verduras e legumes;
• Cozinhar bem as carnes. A toxoplasmose ocular é uma doença perigosa, mas que se diagnosticada e tratada precocemente, evita problemas permanentes para a visão.Tem alguma dúvida sobre Toxoplamose Ocular? Deixe aqui seu comentário ou entre com contato conosco através das Centrais de Atendimento em nossas unidades no Norte de Minas Gerais:

Montes Claros – Tel: (38) 3216-0663 / (38) 9 9211-0015 (WhatsApp)
Janaúba – Tel: (38) 3821-8094 / (38) 9 9227-4358 (WhatsApp)
Salinas – Tel: (38) 3841-1033/ (38) 9 9250-1273 (WhatsApp)

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário