
O que é Toxoplasmose Ocular
Postado por Oculari em 08/02Quais são as Causas da Toxoplasmose Ocular?
As fezes de gatos (hospedeiro definitivo) são as principais fontes de contaminação pelo Toxoplasma gondii. Como as fezes podem contaminar o solo, a água e os alimentos, os cistos são ingeridos por porcos, cabras, galinhas (hospedeiros intermediários). Desta forma, as pessoas podem contrair a toxoplasmose através do consumo da carne crua ou mal cozida destes animais, além de verduras e legumes mal lavados, ovos crus, leites não pasteurizados ou água contaminada.
Mulheres que foram contaminadas durante a gravidez também podem transmitir a toxoplasmose ao bebê através da placenta. O tratamento adequado com o obstetra evita que o bebê também seja afetado.
Além disso, a toxoplasmose também pode ser adquirida através da transfusão de sangue e transplante de órgãos.
Quais são os sintomas da Toxoplasmose Ocular?
A grande parte dos pacientes apresenta apenas sintomas como dor de cabeça, dor muscular e febre, que podem durar algumas semanas. Quando o protozoário afeta os olhos, os pacientes costumam relatar:
• Dor ocular;
• Vermelhidão nos olhos;
• Visão turva ou embaçada;
• Sensibilidade à luz;
• Aparecimento de moscas volantes.
Qual é o tratatamento da Toxoplasmose Ocular?
Após o diagnóstico feito pelo médico oftalmologista por meio de avaliação clínica, exames sorológicos complementares e mapeamento de retina para avaliação das lesões, o tratamento da toxoplasmose ocular é semelhante ao tratamento da toxoplasmose que afeta outros órgãos, feito com o uso de antibióticos e corticoides. Colírios para alívio da dor e da inflamação nos olhos também são indicados. O fundamental é evitar a multiplicação do parasita, minimizando os danos causados à retina.
Importante: apesar do tratamento eliminar grande parte da doença, há sempre a possibilidade de alguns parasitas da toxoplasmose ocular alojarem-se na cicatriz da doença. Por isso, é essencial que os pacientes sejam orientados sobre possíveis quedas de resistência, que podem “acordar” a toxoplasmose ocular.
Prevenção: a melhor forma de evitar a toxoplasmose
• Lavar bem frutas, verduras e legumes;
• Cozinhar bem as carnes. A toxoplasmose ocular é uma doença perigosa, mas que se diagnosticada e tratada precocemente, evita problemas permanentes para a visão.Tem alguma dúvida sobre Toxoplamose Ocular? Deixe aqui seu comentário ou entre com contato conosco através das Centrais de Atendimento em nossas unidades no Norte de Minas Gerais:
Montes Claros – Tel: (38) 3216-0663 / (38) 9 9211-0015 (WhatsApp)
Janaúba – Tel: (38) 3821-8094 / (38) 9 9227-4358 (WhatsApp)
Salinas – Tel: (38) 3841-1033/ (38) 9 9250-1273 (WhatsApp)
Os comentários estão fechados.