
O que é Nistagmo?
Postado por Oculari em 19/10Você já ouviu falar em Nistagmo? Esta é uma condição em que os globos oculares são acometidos por movimentos involuntários, geralmente de um lado para o outro, de baixo para cima ou até mesmo circulares, que dificultam muito a focagem das imagens. O Nistagmo provoca a incapacidade de manter fixação estável e significativa ineficiência visual, especialmente para visão à distância.
O tipo mais frequente de Nistagmo é o congênito, presente no nascimento e pode estar relacionado a uma falha de comunicação entre o olho e o cérebro. Estima-se que esta condição afete 1 em cada 1000 crianças recém-nascidas.
Já o Nistagmo iniciado na fase adulta pode ser associado à catarata, glaucoma, desordens na retina e esclerose múltipla. Pacientes com albinismo e Síndrome de Down também podem apresentar o Nistagmo.
Qual o tratamento do Nistagmo?
Apesar de ainda ser limitada, algumas ações podem podem melhorar a vida de pacientes que apresentem o Nistagmo, como a oclusão alternada, tratamento óptico (com uso de prismas) para corrigir o mau posicionamento da cabeça, além da troca dos óculos por lentes de contato.
Em crianças, o apoio educacional adequado é fundamental para melhorar a focalização de imagens, como a otimização dos ambientes de casa e aumento de letras em computadores.
Os tratamentos medicamentosos apresentam substâncias estimuladoras do sistema neurotransmissor inibitório ou depressoras do sistema neurotransmissor excitatório. Também já existem testes com a aplicação da toxina botulínica, mas sem resultados comprovados até o momento. Já o tratamento cirúrgico melhora da acuidade visual através de procedimentos específicos nos músculos dos olhos.
Os comentários estão fechados.