
O que é Herpes Ocular
Postado por Oculari em 23/03A Herpes Ocular é provocada pelo vírus herpes simples tipo I e pode ser adquirida através do contato direto com bolhas, úlceras ou secreção resultantes da herpes. Com sintomas semelhantes aos da conjuntivite, é necessário ficar alerta: quando não tratada, a herpes ocular ainda pode causar cegueira nos casos mais graves.
As principais manifestações costumam aparecer em apenas um dos olhos e podem incidir na pálpebra, sob a forma de vesículas que, depois de duas semanas secam e criam crostas. Na córnea, a Herpes Ocular pode provocar uma inflamação recorrente e a formação de úlceras e de cicatrizes que podem levar à perda progressiva da visão, se a doença não for tratada a tempo.
Como funciona a infecção?
Normalmente, a maior parte das pessoas já teve herpes e o vírus instala-se na raiz nervosa, permanecendo silencioso. No entanto, alguns fatores como baixa imunidade, traumas, estresse físico e emocional, viroses, febres entre outros podem ser o gatilho para a manifestação do virus. E como o mesmo fica alojado no nervo, caso o mesmo emita ligações nervosas com o olho, pode ocorrer a herpes ocular. É uma infecção recorrente e assim como a herpes comum, pode voltar a se manifestar.
Quais são os sintomas da Herpes Ocular?
Geralmente, os sintomas da Herpes Ocular são bem parecidos com o de uma conjuntivite, como:
• Presença de bolhas ou úlceras com borda avermelhada e líquido na pele próxima do olho
• Coceira
• Vermelhidão
• Irritação
• Visão embaçada
• Lacrimejamento excessivo
• Sensibilidade à luz
• Sensação de corpo estranho no olho
Qual é o tratamento da Herpes Ocular?
Após o diagnóstico, o tratamento é feito com remédios antivirais (Aciclovir/ Valaciclovir), além da prescrição de analgésicos para aliviar a dor. Além disso, em alguns casos, também pode complementar-se o tratamento com compressas úmidas mornas ou frias, pomadas e colírios antibióticos, que previnem infecções secundárias causadas por bactérias.
A Herpes Ocular pode ser grave. Em caso de aparecimento de algum dos sintomas mencionados acima, procure um oftalmologista imediatamente.
Os comentários estão fechados.