
O que é Distrofia de Fuchs
Postado por Oculari em 22/06Você já ouviu falar em Distrofia de Fuchs?
Esta é uma doença ocular que atinge a córnea e que pode levar a perda parcial da visão.
A Distrofia de Fuchs atinge especialmente o endotélio, uma das camadas que formam a córnea (a mais interna) e responsável por deixá-la transparente. Portanto, esta doença faz com que a córnea torne-se opaca, causando a diminuição da visão.
Na fase inicial da doença, a pessoa não apresenta nenhum sintoma. Muitas vezes o diagnóstico é feito por acaso, em avaliações oftalmológicas de rotina.
Conforme a Distrofia de Fuchs progride, as células doentes do endotélio não conseguem mais deixar a córnea transparente e ela “incha”, causando baixa visual, distorção das imagens e visão de halos ao redor das luzes. Os sintomas costumam ser mais acentuados pela manhã.
É importante lembrar que esta doença sempre acomete os 2 olhos.
A Distrofia de Fuchs é uma doença genética e que pode ser herdada pelos filhos. A pessoa já nasce com essa alteração nas suas células mas só vai manifestar a doença com o passar dos anos.
A Distrofia de Fuchs possui tratamento?
Nas fases iniciais, não é necessário nenhum tratamento – opta-se apenas por exames de controle a cada 6 ou 12 meses, para mapeamento da córnea. Nos casos de edemas e primeiros sintomas, são prescritos colírios que diminuem o “inchaço” da mesma.
Quando a doença progride muito, os colírios já não fazem tanto efeito e torna-se necessário o tratamento cirúrgico.
Qual a cura para a Distrofia de Fuchs?
Apesar de não haver correção para a alteração genética, a Distrofia de Fuchs pode ser curada com o transplante da córnea e existem dois tipos de cirurgia: o transplante penetrante (ou total) da córnea ou o transplante endotelial da córnea.
Os comentários estão fechados.