Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

ceratite-blog

O que é Ceratite?

Postado por Oculari em 28/09

Assim como o cristalino, a córnea têm a função de focar a luz através da pupila para a retina, como se fosse uma lente fixa. Além disso, funciona como barreira protetora da superfície do globo ocular.
E você sabia que esta é uma parte do olho que pode sofrer algumas degenerações? Uma delas é a Ceratite, uma inflamação que pode causar a perfuração da córnea, levando à perda da visão.  É uma doença que pode progredir rapidamente e sem tratamento, provocando graves lesões na córnea, além de afetar outras áreas do olho.
A Ceratite tem incidência crescente, chegando a constituir um problema de saúde pública – durante os últimos 40 anos, o número de novos casos aumentou quase cinco vezes.

Quais as causas da Ceratite?

Já foram diagnosticados diversos tipos de Ceratite – mas a principal é a infecciosa, proveniente da ação de vírus, bactérias, amebas e fungos relacionada com o uso de lentes de contato e de produtos para sua higienização. A Ceratite também pode ser desencadeada em algumas situações, como uso de determinados medicamentos, como decorrência de traumas, exposição à luz ultravioleta e como complicações de outras doenças (debilidade do sistema imunológico).

Quais os sintomas da Ceratite?

Os principais sintomas da Ceratite são dor ocular intensa (a córnea é repleta de nervos), sensibilidade à luz (fotofobia), lacrimejamento, secreções purulenta, de pálpebra e baixa visão.

Como diagnosticar a Ceratite?

Esta inflamação pode ser detectada através da avaliação oftalmológica, realizada com uma luz especial da lâmpada de fenda,  além de exames complementares que permitem a análise detalhada da lesão.
Dependendo do caso, também podem ser necessários exames que diferenciam uma Ceratite de origem bacteriana de inflamações provocadas por outros patógenos como por exemplo,  vírus Herpes simplex.

Qual o tratamento da Ceratite?

No caso da Ceratite causada por bactérias, amebas e fungos, o tratamento pode ser realizado com antimicrobianos adequados. No caso da infecção pelo Herpes simplex, deve ser tratada com antivirais e com outros medicamentos que evitem a progressão da doença.
No casos de Ceratite traumática, medicamentosas ou causada pela exposição à luz ultravioleta, recomeda-se a administração de  antiinflamatórios, lavagens e oclusão do olho afetado. Nos casos de infecções profundas com perfuração da córnea, o transplante de córnea é a única solução para restaurar a acuidade visual.

Recomendações para evitar a Ceratite

A principal medida preventiva está no cuidado com as lentes de contato – siga estritamente as recomendações de cada fabricante e jamais utilize produtos vencidos. Evite entrar no mar ou em piscinas com as lentes, o que favorece a infecção de amebas.
Dormir com a lentes também não é saudável para a córnea. E não se esqueça: faça sua avaliação oftalmológica periodicamente.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário