
O que é Celulite Orbitária?
Postado por Oculari em 08/12Você já ouviu falar em Celulite Orbitária? É uma doença que pode acometer os tecidos profundos da órbita (cavidade do esqueleto da face, onde encontra-se o bulbo do olho, músculos, nervos, vasos e o aparelho lacrimal). Mais do que uma inflamação palpebral, a Celulite Orbitária caracteriza-se por um grande edema, que causa grande dor ao movimentar os olhos e febre. É uma infecção gravíssima, que pode evoluir para sérias complicações, como meningite, septicemia, perda auditiva ou perda de visão, além de poder levar à tromboflebite (inflamação causada por coágulos) e morte.
Qual a causa da Celulite Orbitária?
Esta inflamação pode ter diferentes causas como: sinusite, rinite, gripes agressivas, picadas de insetos, traumas oculares ou até mesmo mexer em uma espinha sem higiene pode levar a bactéria paara o tecido orbital, desencadeando na Celulite Orbitária. E além da dor profunda, febre alta (acima de 390), visão reduzida e mal estar generalizado, os pacientes acometidos pela inflamação passam a apresentar o inchaço da pálpebra (o sintoma mais evidente, impossibilitando o paciente de manter o olho aberto).
Tratamento da Celulite Orbitária
Após o diagnóstico, é necessário iniciar o tratamento com antibióticos ou antivirais, dependendo da origem. E deve ser com bastante urgência, para evitar que a infecção se propague para o cérebro através do sistema venoso.
Há casos em que torna-se necessário subtemeter o paciente a uma drenagem cirúrgica nas pálpebras. E ainda podem ocorrer situações mais raras, em que a Celulite Orbitária compromete o sistema neurológico, causando a perda da visão.
Por isso, ao aparecer qualquer um dos sintomas, é recomendável procurar assistência médica imediata.
Os comentários estão fechados.