
O que é a Retinose Pigmentar?
Postado por Oculari em 28/03Você já ouviu falar em Retinose Pigmentar? Esta é uma doença causada por uma série de alterações de origem hereditária, que levam à perda da visão noturna, do campo visual e da visão central.
O problema origina-se como uma distrofia nas células da retina, responsáveis por transformar a luz em impulso nervoso e levá-lo para o nosso cérebro. Ou seja, a retina deixa de captar a luz como faz normalmente.
Também acredita-se que a exposição à radiação solar possa colaborar para algumas formas da Retinose Pigmentar.
Uniões congênitas (relações entre primos) também aumentam o risco dessas alterações.
Como surge a Retinose Pigmentar?
A doença começa a mostrar seus sinais logo no final da infância, com a piora da visão noturna. Na adolescência e na fase adulta, ocorrem a piora do campo visual e da visão central, respectivamente. Por ser uma doença lenta, progride até os 60 anos de idade. A incidência é de 1 caso para cada 4.000 pessoas.
Por isso, os exames oftalmológicos de rotina devem ser realizados desde cedo, para que a Retinose seja diagnosticada precocemente, garantindo mais qualidade de vida para os pacientes.
Os pacientes podem apresentar a retinose apenas nos olhos ou a doença pode manifestar-se em outras formas do problema ou como doenças sistêmicas. Nestes casos, os pacientes podem vir a ter alterações auditivas, surdez e até obesidade.
Quais são os sintomas da Retinose Pigmentar?
O sintoma inicial é caracterizado pela perda da visão noturna, pois as células da retina são as primeiras a serem afetadas. Além disso, causa a perda periférica da visão e com o passar do tempo, perda da visão central e até mesmo a Catarata.
Qual o tratamento da Retinose Pigmentar?
Ainda não existe um tratamento eficaz que reverte os danos causados à retina.
Acredita-se que estudos realizados com células-tronco possam evitar a degeneração celular.
É essencial que os pacientes façam o acompanhamento com o médico retinólogo, a fim de controlar os avanços da degeneração das células.
Auxílios para visão sub-normal também são fundamentais para que os pacientes possam continuar a exercer suas atividades escolares e profissionais.
Os comentários estão fechados.