Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

albino-blog

Albinismo e os problemas de visão

Postado por Oculari em 26/04

Você certamente já ouviu falar ou conhece alguém com Albinismo. Esta é uma condição genética que causa a ausência total ou parcial da tirosinase, uma enzima que faz parte da melanina, o pigmento responsável pela cor da pele, pelos, cabelos e olhos e que ainda tem a função de proteger contra a radiação solar. O albinismo atinge 1 em cada 17.000 pessoas ao redor do mundo.

Por esta razão, pessoas com albinismo geralmente apresentam problemas de visão, em função da baixíssima produção de melanina nos olhos. Como resultado, algumas partes dos olhos podem desenvolver-se de maneira anormal, levando a alguns problemas de visão.

Quais são os problemas de visão em pessoas com albinismo

Fotofobia
A íris (parte colorida do olho) é responsável pela abertura e fechamento da pupila. A retina (espécie de tela atrás do olho) retém a imagem. Em condições normais, a melanina escurece estas duas partes, permitindo que a íris bloqueie a luz e a retina absorva o restante. No caso de pessoas com albinismo, a íris acaba deixando a luz passar, atingindo diretamente a retina. Desta forma, a luz dispersa-se no olho, resultando em uma sensação desconfortável ou dolorida em função da claridade (também conhecida como Fotofobia).

Problemas nos Nervos Ópticos
Além disso, o albinismo também afeta os nervos ópticos, responsáveis pela ligação entre os olhos e o cérebro. Em condições normais, guiados pela melanina, os nervos dividem-se para os dois lados do cérebro, o que permite que cada centro receba estímulos dos dois olhos. Assim, o cérebro sobrepõe as imagens dos olhos, resultando em uma imagem completa e tridimensional.

No caso dos albinos, essas comunicações não acontecem da forma como deveriam, fazendo com que todos os nervos ópticos se cruzem. Como resultado, as imagens nunca se combinam e o cérebro adapta-se rapidamente, criando uma única imagem, mas com defeitos de profundidade.

Estrabismo
Outro problema de visão em decorrência do desvio dos nervos ópticos é o estrabismo, condição em que os olhos parecem mover-se de forma independente entre si.

Erros Refrativos
Uma ocorrência comum no albinismo é a irregularidade da córnea que pode surgir durante o desenvolvimento do olhos, causando miopia, hipermetropia e astigmatismo.  Sem o uso de lentes corretivas, os portadores de albinismo podem acabar enxergando muito menos que pessoas em condições normais. Para se ter uma ideia, conseguem ver detalhes apenas a uma distância de 6 metros, sendo que o normal seriam 18 metros.

Nistagmo
A fóvea (uma depressão no centro da retina) contém milhões de cones responsáveis pela visão das cores. Estes cones permitem que possamos enxergar detalhes, assistir à televisão, reconhecer uma fisionomia, etc. No albinismo, a fóvea pode não desenvolver-se corretamente, resultando em visualização das formas embaçadas e os olhos acabam fazendo movimentos involuntários em busca de imagens mais claras. Este distúrbio é também conhecido como Nistagmo.

Tipos de Albinismo Ocular

Albinismo Ocular (OA)
Este é um tipo de albinismo em que somente os olhos são afetados pela doença. Apesar dos graves problemas de visão, a cor da pele e dos cabelos é semelhante aos demais membros da família.

Albinismo Ocular ligado ao cromossomo X

Atinge em sua grande maioria os homens e funciona da seguinte forma: para que o bebê nasça homem, é necessário que os genes sejam XY, enquanto que, para nascer mulher, é necessário XX.

Quando se trata de uma menina, é necessário que tanto o pai, quanto a mãe transmitam o gene defeituoso para o bebê, pois ele se encontra numa porção do cromossomo X que não existe no cromossomo Y.

Com os meninos, é o contrário. Nesse caso, basta que a mãe transmita o gene defeituoso, o que faz com que os homens tenham 2 vezes mais chance de nascer com a doença, pois o menino só tem um cromossomo X.

Neste caso, os portadores também apresentam problemas de visão, mas a cor da pele e dos cabelos é semelhante aos demais membros da família.

Como detectar problemas de visão no albinismo

Apesar de muitos casos de albinismo serem diagnosticados logo no nascimento, em função das alterações  da cor da pele, dos cabelos e pelos dos cílios e sobrancelhas, exames oftalmológicos minuciosos são vitais para diagnosticar esta condição genética, já que a anatomia dos olhos e a visão são sempre afetadas.

Quais são os tratamentos para os problemas de visão no albinismo

Ainda não há cura ou tratamentos preventivos para a falta de melanina no organismo. Por outro lado, algumas ações são essenciais para evitar complicações graves do albinismo, a fim de proporcionar uma vida normal aos seus portadores.

Por isso, avaliações oftalmológicas periódicas (e iniciadas precocemente) detectam anormalidades e indicam os tratamentos adequados, como uso de óculos de grau, lentes de contato, óculos escuros com proteção contra os raios solares que prejudicam a retina e uso de tampões para corrigir o estrabismo.

Durante o período escolar, as crianças com albinismo devem sentar-se mais próximas dos quadros negros, evitar focos de luz muito fortes e utilizar lupas para enxergar melhor as letras. Atitudes simples como estas beneficiam o rendimento escolar e a vida social com os demais colegas de classe.

 

Além disso, outros cuidados básicos são fundamentais para pessoas albinas:

– Usar filtro solar FPS 30 ou maior antes de sair de casa ou expor-se ao sol;

– Usar chapéus ou acessórios que protejam a cabeça dos raios solares;

– Usar roupas que protejam a pele, como camisetas de manga comprida e calças;

Preconceito contra o Albinismo

Pessoas com albinismo podem isolar-se em função dos constrangimentos causados pelo preconceito.

Acima de tudo, o respeito às diferenças deve ser sempre uma ação constante entre todas as pessoas. Por isso, a Nações Unidas estabeleceu o dia 13 de Junho como o Dia Internacional de Conscientização sobre Albinismo.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário