Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

dmri

O que é Degeneração Macular?

Postado por Oculari em 01/09

Esta semana tivemos o Dia Nacional de Combate ao Fumo e para falarmos mais sobre assunto, hoje vamos abranger o tema Degeneração Macular, uma doença que também pode ser causada em decorrência do cigarro.

Você sabia que nossos olhos possuem uma estrutura anatômica denominada MÁCULA, responsável pela visão dos detalhes? Conforme envelhecemos, a mácula pode sofrer uma lesão degenerativa, também conhecida como Degeneração Macular relacionada à Idade (ou DMRI). Este quadro costuma se manifestar através da visão embaçada e pelo aparecimento de uma mancha escura, bem no centro da visão (vide simulação de imagem acima). Certamente, a degeneração macular leva a um enorme desconforto para realizar as tarefas mais simples, como ler, reconhecer o rosto de uma pessoa, dirigir e assistir televisão.

Além do processo natural de envelhecimento, a DMRI pode ocorrer devido a outros fatores, como a exposição ao sol, obesidade, histórico familiar e fumo (conforme mencionado anteriormente).

Os sintomas podem ser assintomáticos nos estágios iniciais da DMRI, podendo apenas um dos olhos apresentar problemas de visão. Mas quando os dois olhos são afetados pela doença, a perda da visão central é logo percebida.

Como a Degeneração Macular pode ser diagnosticada?

Como os sintomas são discretos, geralmente os pacientes só percebem o problema quando a visão torna-se turva. Por isso, é sempre importante visitar o oftalmologista frequentemente, pois os primeiros sinais podem ser detectados em exames de fundo de olho e outros mais especializados, como a Tomografia de Coerência Óptica (semelhante ao ultrassom), a Angiografia com Fluoresceína (injeção venosa) e o Teste de Amsler (que identifica a presença de alterações no campo de visão).

Conheça os dois tipos mais comuns de Degeneração Macular relacionada à Idade (DMRI)

Degeneração Macular Atrófica

Os pacientes com este tipo da DMRI apresentam perda da visão gradual, em função do envelhecimento e pelo afinamento dos tecidos da mácula. Este é o tipo mais frequente da doença.

Degeneração Macular Exsudativa

Apesar de ser uma ocorrência menos comum, este tipo de DMRI pode ocasionar a rápida perda da visão. Isto ocorre em função do aparecimento de vasos sanguíneos anormais no fundo do olho, que extravasam sangue ou fluídos, turvando a visão central.

Existem tratamentos para a DMRI?

Apesar de ainda não haver um tratamento efetivo, existem algumas pesquisas com o uso de suplementos nutricionais, como minerais e vitaminas anti-oxidantes, que vêm se mostrando poderosos aliados na prevenção do aparecimento da Degeneração Macular Atrófica. Por isso, é sempre importante consumir alimentos como espinafre, agrião, couve, laranja, acerola, azeite, soja, óleos vegetais, cereais, ovos e frutos do mar.

Já no caso da Degeneração Macular Exsudativa, existem alguns medicamentos (anti-angiogénicos) que bloqueiam o crescimentos de vasos sanguíneos no fundo dos olhos. O laser pode ser um aliado quando as lesões localizam-se fora da visão central, já que deixa cicatrizes durante o tratamento.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário