Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

sindrome-blog

Síndrome de Duane

Postado por Oculari em 03/08

O que é a Síndrome de Duane?

A Síndrome de Duane é uma doença rara e congênita de estrabismo, que limita o movimento ocular.  Também conhecida como Síndrome da Retração Ocular, esta condição faz com que os portadores  apresentam dificuldade para girar e mover seu olho  para dentro ou para fora. Diagnosticada no nascimento, também pode causar ambliopia (olho preguiçoso) em alguns portadores.
Estima-se que esta condição seja resultado de uma perturbação quando os nervos cranianos e os músculos oculares ainda estão em desenvolvimento.Existem três formas de Síndrome de Duane, que variam conforme a gravidade e a restrição dos movimentos oculares (movimento para fora, para dentro ou ambos).

Alguns sintomas da Síndrome de Duane

– Fissura palpebral estreita
– Ambliopia
– Perda de visão
– Desalinhamento ocular
– Posição anormal da cabeça
– Retração do olho afetado
– Limitação do movimento ocular horizontal

Tratamento para a Síndrome de Duane

Existem alguns procedimentos que ajudam a melhorar a sintomática da Síndrome de Duane, como o uso de assentos especiais para a criança apoiar a cabeça e manter um alinhamento correto na escola, além do uso de espelhos retrovisores especiais para a condução. Também existem alguns medicamentos que  tratam a incapacidade dos olhos em convergirem para a mesma posição, ou seja, voltarem-se um para o outro ou sustentarem essa posição.

No entanto, o tratamento mais eficaz para a Síndrome de Duane é realização da cirurgia de correção, que visa eliminar ou melhorar a posição anormal da cabeça, reduzir o desalinhamento ocular e melhorar o movimento ocular vertical que  em determinados movimentos do globo. A taxa de sucesso na cirurgia para eliminação da posição anormal da cabeça é estimada em 79 a 100%.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário