Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

hete-blog

O que é Heterocromia Ocular

Postado por Oculari em 22/03

Você já viu alguma pessoa com olhos de cores distintas? Esta é uma anomalia conhecida como Heterocromia Ocular, que faz com que os portadores tenham um olho de cada cor, ou com duas cores no mesmo olho.

Esta é uma anomalia que causa grande curiosidade e é considerada uma condição genética.

Há dois tipos de Heterocromia Ocular:
– Setorial – duas cores no mesmo olho
– Completa – um olho de cada cor

Há portadores que ainda desenvolvem estes dois tipos ao mesmo tempo. A razão para isto acontecer está na  quantidade de melanina na íris do globo ocular, determinada por uma série de genes diferentes que são afetados quando a pessoa tem heterocromia genética.

Este é um evento raro e acomete menos de 1% da população mundial. A heterocromia também pode ser observada em cães e gatos.

A heterocromia ocular também pode ser adquirida após acidentes que causem lesões ou derrames, provocando a alteração na quantidade de melanina na íris.

Apesar de inofensiva, esta condição também pode desenvolver-se junto com algumas doenças graves, como a Síndrome de Waardenburg, um conjunto de doenças genéticas que podem provocar perda auditiva e alterações na pigmentação dos cabelos e dos olhos.

A Heterocromia Ocular  também pode surgir junto a Neurofibromatose  (Doença de Von Recklinghausen) que provoca o crescimento anormal de tecido nervoso pelo corpo, formando pequenos tumores externos (neurofibromas).

Como diagnosticar a Heterocromia Ocular?

Apenas exames oftalmológicos e acompanhamento médico podem determinar um diagnóstico correto. Os portadores da forma genética não correm nenhum perigo, mas muitos podem sentir-se constrangidos pela condição. Por isso, o uso de lentes de contato coloridas podem nivelar as cores e causar menos estranhamento. É importante ressaltar que este procedimento deve ser realizado com o apoio de um oftalmologista, que irá indicar e adaptar as lentes mais adequadas para cada usuário, além de informar sobre os cuidados diários para a higienização das mesmas.

Muitas celebridades apresentam a Heterocromia Ocular e a tem como suas marcas registradas, como é o caso dos atores Christopher Walken, Mila Kunis, Henry Cavill, Kate Bosworth, Daniela Ruah, Elizabeth Berkley, entre outros.

 

 

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário