Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

ambliopia

O que é Ambliopia?

Postado por Oculari em 19/01

Comumente conhecida como “olho preguiçoso”, a Ambliopia é causada por uma deficiência no desenvolvimento do sistema visual, provocando a baixa visão.

Em pessoas com visão normal, as imagens formadas em cada olho são reunidas pelo cérebro em uma única imagem. Se cada olho formar uma imagem diferentemente focalizada, como ocorre em pessoas com estrabismo ou em altos graus de diferença entre os dois olhos, o cérebro não consegue juntar as imagens e elimina aquela que apresenta-se mais deficiente, dando preferência à outra. Isto explica o termo “olho preguiçoso”.

As causas mais comuns da Ambliopia estão ligadas ao estrabismo, grandes diferenças de grau entre os olhos e lesões que impeçam a chegada da luz à retina. Portanto, a Ambliopia é uma “atrofia” causada por mal funcionamento da função visual.

Ela também pode ocorrer com ambos os olhos, como nos casos de catarata congênita ou outras lesões oculares.

Como diagnosticar a Ambliopia?

A Ambliopia se dá até os 6 anos de idade e por isso, a prevenção está no exame oftalmológico de todas as crianças antes dos dois anos de idade.

Como é possível que estrabismos de pequeno ângulo e diferenças de grau podem passar desapercebidas pelos pais, é recomendável ficar atento durante este período da infância, já que se não for tratada, a baixa visual poderá ser irreversível.

Na maior parte dos casos, a ambliopia deve ser detectada e tratada antes da idade escolar, quando a visão ainda está sendo desenvolvida.

Como é feito o tratamento da Ambliopia?

As ambliopias precisam ser tratadas até 6 anos de idade e a forma mais conhecida é através da Oclusão (fechamento momentâneo) do olho que apresenta baixa visão. O tempo para oclusão (uso de tampão) depende da intensidade da Ambliopia e da idade de cada paciente.

Também é necessário estimular o cérebro para usar o olho deficiente. Isso só é possível ao tampar o olho preferido na maior parte do dia (durante semanas ou meses). Algumas vezes, é necessário tampar ambos os olhos alternadamente.

O tratamento pode durar até os 9 anos de idade. Após essa idade, a ambliopia tende a não voltar mais.

Fique atento à visão de seus filhos e leve-os ao oftalmologista periodicamente.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário