Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

criancas

Distúrbios de Visão na Infância

Postado por Oculari em 06/10

Com a chegada de Outubro, estamos durante esta semana apresentando algumas questões relacionadas aos índices de dificuldades de aprendizado das crianças, que podem estar relacionados a distúrbios de visão.

Uma em cada 20 crianças com idade pré-escolar sofre de um distúrbio de visão. Por isso, é sempre importante os pais ficarem atentos ao grau de envolvimento de seus filhos nas atividades escolares. A grande dificuldade é que a própria criança não percebe que pode ter um problema de visão, pois acredita que mundo seja “distorcido” ou não percebido, tanto de longe quanto de perto. As consequências aparecem mais tarde, quando a criança já está na escola e não demonstra interesse ou capacidade de concentrar-se, já que não consegue enxergar direito.
Por esta razão, os pais devem prestar atenção à saúde ocular de seus filhos desde o período que antecede a alfabetização. O exame do reflexo vermelho deve ser feito ainda no berçário, pois é o procedimento que identifica alterações como catarata congênita e tumores oculares. Até os dois anos, a criança também pode apresentar sinais de estrabismo que podem resultar em ambliopia (doença do olho preguiçoso), comprometendo definitivamente o olho ‘doente.

Distúrbios de Visão na Infância

O Hospital Oftalmológico Oculari se preocupa com este índice e lança o Oculinho, o mascote de uma ação que visa conscientizar os pais dos sintomas e possíveis tratamentos para os problemas de visão de seus filhos. O objetivo é combater o baixo desempenho escolar e os problemas no convívio social causado por doenças oculares, através de ações com distribuição de panfletos e lembranças nos atendimentos do Hospital.

Mas a campanha vai além – a Oculari vai levar estas ações  para a comunidade e escolas da região, com a presença do próprio Oculinho. Através de palestras, distribuição de material informativo, brindes e a presença do próprio Oculinho, vamos debater e conscientizar pais e alunos de possíveis distúrbios de visão que muitas vezes não são notados.

Por isso, seguem abaixo algumas situações em que é possível detectar algum problema ocular nas crianças. Fique atento a estes sinais.

Seu(s) filho(s):

  • Tem queixas de dores de cabeça?
  • Senta-se muito perto da TV ou monitor?
  • Lacrimeja excessivamente durante o dia?
  • Aperta os olhos na hora de ler?
  • Sensível a luz ou tampa um olho com a mão?

Em caso de qualquer uma das situações mencionadas acima, traga seus filhos para a Oculari para uma avaliação completa. Quanto antes diagnosticado, maiores as chances dele ter mais qualidade de vida e de aprendizado. E lembre-se: a saúde deles devem estar sempre em primeiro lugar!

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário