Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

astig-blog

Astigmatismo: Causas, Sintomas e Cirurgia Refrativa

Postado por Oculari em 23/05

Considerado como um erro refrativo comum, o Astigmatismo ocorre quando a córnea apresenta uma forma ovalada, semelhante a uma bola de futebol americano (em casos normais, a córnea é redonda). Como resultado, o paciente com Astigmatismo apresenta distorção das imagens ou dificuldades para enxergar tanto de longe quanto de perto, já que, em função desta deformação na córnea, os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina.

Apesar de ser um problema comum, não se sabe ao certo a origem do Astigmatismo. Mas a hereditariedade é geralmente decisiva. Se você apresenta visão desfocada é porque algum parente também possui.

O Astigmatismo afeta pessoas de qualquer idade e sexo e que geralmente também possuem miopia ou hipermetropia.

Se não tratada, esta alteração visual pode causar alguns incômodos, como fadiga, dor nos músculos ao redor dos olhos e dores de cabeça.
Há diversos tipos de Astigmatismo, sendo que a diferença entre eles pode ser baseada pela estrutura assimétrica ou pelo foco dos meridianos principais.

Quais são os sintomas do Astigmatismo?

Dependendo do grau (tanto de perto ou longe), o Astigmatismo causa visualização das imagens borradas e a intensidade varia conforme a gravidade do problema e o esforço visual.

Também é muito comum os pacientes apresentarem:

– Lacrimejamentos nos olhos

– Fotofobia (sensibilidade à luz)

– Cefaleia

– Dor nos olhos

– Visão dupla

– Ardor nos olhos

– Vista cansada

– Vermelhidão nos olhos

– Dificuldade para enxergar à noite

Como detectar o Astigmatismo?

Ao consultar-se com o oftalmologista, são solicitados alguns exames que detectam a existência do problema, como exame de refração, teste de  acuidade visual, tonometria e topografia da córnea, todos indolores e rápidos.

O Astigmatismo e o Ceratocone

Quando o Astigmatismo extrapola, levando o paciente a trocar sucessivamente de óculos, é possível que esteja desenvolvendo o Ceratocone, que geralmente surge na adolescência e agrava-se ao longo da vida, causando uma deformação grave na córnea e distorção severa na visão.

É possível prevenir o Astigmatismo?

É aconselhável evitar o mau hábito de forçar e esfregar os olhos, bem como coça-los constantemente, o que pode causar a deformação da córnea. Por ser uma estrutura flexível, ela distorce e logo depois volta ao normal, mas estes hábitos frequentes podem acabar mudando seu formato, resultando em um problema visual.

Tratamento do Astigmatismo

O Astigmatismo pode ser corrigido com o uso de óculos (com lentes cilíndricas), lentes de contato ou até mesmo com a Cirurgia Refrativa.
As lentes de contato proporcionam uma visão mais clara e um foco mais preciso e devem ser adaptadas para curvaturas e espessuras diferentes, para compensar a deformação da córnea. Pacientes com mais de 40 anos podem usar lentes multifocais ou bifocais.

A Cirurgia Refrativa é uma das soluções mais eficazes para o tratamento do Astigmatismo. O procedimento é rápido, seguro, indolor e o paciente recupera em pouquíssimo tempo a qualidade da visão. Após a realização de exames para avaliar a condição de saúde do paciente, além de outros critérios como idade mínima de 21 anos,  exame do grau dos olhos estável por 1 ano, paciente não estar grávida, entre outros, é possível realizar a cirurgia refrativa.

Venha fazer a sua avaliação cirúrgica e reconquiste a qualidade de sua visão, com total liberdade e segurança!

Agende seu horário em uma de nossas unidades:

Montes Claros – Tel: (38) 3216-0663 / (38) 9 9211-0015 (WhatsApp)
Janaúba – Tel: (38) 3821-8094 / (38) 9 9227-4358 (WhatsApp)
Salinas – Tel: (38) 3841-1033/ (38) 9 9250-1273 (WhatsApp)

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário