Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

verao-blog

Cuidados com os olhos no Verão

Postado por Oculari em 04/01

O verão chegou a todo vapor! Muito sol e calor para embalar as tão merecidas férias!

Mas é importante estar atento para os perigos da radiação solar, já que nesta estação, os raios solares são mais fortes e capazes de causar danos à nossa saúde ocular.

O contato com cloro da piscina e até mesmo a areia da praia podem causar irritações. Por isso, trazemos algumas dicas de cuidados com os olhos no verão, para que você possa aproveitar toda a alegria das férias!

 Use óculos escuros sempre!

Este acessório tão importante deve ser seu parceiro constante, mesmo em dias nublados. É essencial que as lentes tenham certificação de qualidade e a proteção necessária contra ao raios ultravioletas. Óculos de sol sem proteção UVA e UVB podem causar desde irritações até queimaduras na córnea. Garanta que o modelo escolhido adapte-se bem ao seu rosto e não permita a entrada de luz pelas laterais.

 Piscina e Praia

Evite abrir os olhos debaixo d´agua – os produtos químicos utilizados para o tratamento da água das piscinas podem causar irritações, além do risco de contrair conjuntivite em águas não tratadas. O mesmo se aplica na praia – se for mergulhar, utilize óculos especializados e muito cuidado com a areia: os ventos podem trazer grãos e poeiras para os olhos! E ao aplicar o protetor solar no rosto, evite passar na região dos olhos – as crianças merecem uma atenção especial neste caso!

Além disso, siga estas orientações, que podem evitar problemas para seus olhos:

– Não utilize toalhas compartilhadas;

– Não empreste ou utilize maquiagens de terceiros;

– Na falta de óculos de sol, permaneça na sombra e use bonés ou viseiras;

– Lave sempre as mãos – assim você evita levar bactérias ao olhos;

– Se você utiliza lentes de contato, dê total atenção à limpeza das mesmas – não esqueça de verificar a data de validade dos produtos;

– Faça refeições leves e procure consumir alimentos com vitamina A, como cenoura, abóbora, brócolis, escarola, espinafre, abacate, mamão, manga, pêssego e fígado de aves e bovinos.

Em casos de irritações nos olhos, utilize lágrimas artificiais. Se as mesmas persistirem, procure um oftalmologista para o diagnóstico correto do problema! E lembre-se: jamais utilize colírios sem prescrição médica – o uso indevido pode causar problemas graves à sua visão.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário