
Miopia: causas, sintomas e tratamento
Postado por Oculari em 09/05Miopia, um problema ocular muito comum que afeta grande parte da população mundial. Caracterizada pela dificuldade em enxergar objetos de longe, a Miopia é uma doença normalmente associada à genética.
A miopia surge geralmente na infância, quando aparecem os primeiros sinais. Com dificuldade para enxergar, é comum as crianças sentarem-se muito próximas da televisão.
Além disso, coceiras e irritações constantes nos olhos, vermelhidão, queixas de dores de cabeça, dificuldade para brincar e até mesmo o baixo desempenho escolar podem ser indicativos da Miopia.
É essencial que os pais fiquem atentos a estes sinais e levem seus filhos para realizar o check-up oftalmológico periodicamente, uma vez que a Miopia desenvolve-se muito cedo e agrava-se até os vinte e poucos anos de idade.
Como surge a Miopia?
A doença ocorre quando o olho é mais longo que o normal, fazendo com que a luz que entra nos olhos se foca em frente da retina, ao contrário de focar-se sobre a retina, como em circunstâncias normais. Desta forma, a visualização dos objetos distantes torna-se turva.
A luz solar também é fundamental para estimular a liberação de dopamina diretamente dos olhos, que auxilia contra o crescimento inadequado do globo ocular. Esse fator, que dificulta a formação da imagem na retina, é chamada de Miopia.
Estudos mais recentes indicam que a falta de exposição à luz do sol também é um fator que pode causar a Miopia. Como grande parte da população vive cada vez mais em ambientes fechados, é esperado que não aproveitemos a luz solar e o ar livre como nossas gerações passadas. Utilizamos luzes artificiais (lâmpadas cada vez mais potentes) que não oferecem o mesmo benefício da luz solar, importantíssima para a fixação de vitamina D, responsável pelo nosso sistema imunológico, pela saúde do cérebro e por regular a saúde de nossa visão.
O uso indiscriminado de celulares, monitores e tablets também é responsável pelo aparecimento da Miopia: em função deles, usamos muito menos a visão periférica e recebemos muito mais luz artificial em nosso olhos. Por isso, a capacidade natural de olhar para longe fica ainda mais fraca, já que é menos estimulada.
A Miopia pode apresentar graus muito elevados, reduzindo significativamente a qualidade de vida de uma pessoa.
Quais são os sintomas da Miopia?
O principal sintoma é a dificuldade em enxergar objetos distantes. Além disso, dores de cabeça, tensão muscular, tontura, lacrimejamento excessivo, necessidade de apertar os olhos para enxergar melhor e pestanejar constantemente também são sinais de Miopia.
O que é a Miopia Degenerativa?
Contrariando a maior parte dos casos de Miopia (que são geralmente saudáveis), uma parcela muito pequena de pacientes pode desenvolver a Miopia Degenerativa, um tipo grave da doença que pode levar à cegueira.
Pode estar associada ao alongamento excessivo e progressivo do olho, resultando em uma multiplicidade de alterações fundoscópicas associadas a diferentes graus de perda visual.
Os pacientes com miopia degenerativa ainda podem apresentar lesões retinianas, com graves consequências para a visão.
Qual é o tratamento da Miopia?
A miopia não tem cura, mas existem diversos tratamentos para a correção deste erro refrativo, que oferecem uma vida normal aos pacientes.
• Uso de óculos e lentes corretivos: são os tratamentos mais comuns para a Miopia – apesar de oferecerem uma visão melhor, o uso de óculos e lentes incentivam os olhos a funcionar em mau estado. Desta forma, a causa do problema não é tratada e a tendência é que o grau aumente com o tempo.
• Cirurgia Refrativa: no Oculari Hospital Oftalmológico, realizamos a Cirurgia Refrativa, um procedimento cirúrgico e muito eficiente para a correção definitiva da Miopia. A cirurgia é rápida, segura e o paciente recupera a qualidade da visão quase que imediatamente após o procedimento.
A Cirurgia Refrativa é realizada com a vaporização corneana através do laser. Com aparelhos de alta precisão e a experiência do oftalmologista de nossos especialistas, a recuperação é rápida e os pacientes podem voltar a ter uma vida com mais qualidade.
Para realizar a cirurgia para correção da Miopia, é fundamental que o paciente já tenha completado o desenvolvimento completo das estruturas oculares, além de ser aprovado em todos os exames clínicos pré-cirúrgicos.
A cirurgia refrativa não é recomendada para crianças e adolescentes, que ainda apresentam alterações na curvatura da córnea e até mesmo de desenvolvimento na musculatura que sustenta o globo ocular.
Pós operatório e resultados da Cirurgia Refrativa
Graças à avançada técnica cirúrgica, os pacientes não precisam ficar internados, já que a recuperação é bastante rápida. O pós-operatório não é doloroso: alguns pacientes podem relatar intolerância à luz, visão turva, olho seco e brilhos na visão nas primeiras horas, mas que logo, desaparecem.
O tempo de recuperação também é bem curto, possibilitando que os pacientes possam submeter-se às suas atividades normais um dia após a cirurgia.
Venha fazer sua avaliação cirúrgica para correção da miopia, livre-se dos óculos e lentes e volte a enxergar a vida com qualidade e nitidez.
Agende seu horário na unidade mais próxima:
Montes Claros – Tel: (38) 3216-0663 / (38) 9 9211-0015 (WhatsApp)
Janaúba – Tel: (38) 3821-8094 / (38) 9 9227-4358 (WhatsApp)
Salinas – Tel: (38) 3841-1033/ (38) 9 9250-1273 (WhatsApp)
Os comentários estão fechados.