Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

ceratocone

O que é o Ceratocone?

Postado por Oculari em 10/11

Você já ouviu falar em Ceratocone? É o nome dado a doença que afeta o formato e espessura da córnea, deixando-a semelhante a um cone e que provoca distorção e embaçamento da visão, tanto para longe como para perto.

O Ceratocone pode ser hereditário e apresenta seus primeiros sinais na adolescência (geralmente entre os 13 e 18 anos) ou em adultos jovens. Infelizmente, quanto mais precoce for seu aparecimento, pior seu prognóstico. Além disso, o Ceratocone também pode ser desencadeado pela coceira frequente nos olhos. Esta deformação e afinamento da córnea causam o aparecimento da miopia e astigmatismo severo, além do olho perder progressivamente a capacidade de enxergar a forma e o contorno dos objetos.

O Ceratocone ainda pode estar associado às Síndromes de Down, Turner, Ehlers-Danlos, Marfan, além de atopias, osteogênese imperfeita e prolapso da válvula mitral.

Quais os sintomas do Ceratocone?

Em sua fase inicial, o Ceratocone é apresentado como um astigmatismo irregular, fazendo com que os pacientes troquem os graus de seus óculos frequentemente. Nos casos mais avançados, os óculos já não resolvem mais e o desconforto é muito grande: além da visão embaçada e distorcida, há relatos de visão dupla, sensibilidade à luz, percepção de várias imagens de um mesmo objeto, necessidade de apertar o olhos, dores de cabeça, auréolas em torno das luzes e coceira.

Qual o tratamento do Ceratocone?

Os tratamentos dependem do grau evolutivo da doença e têm uma sequência lógica. Os casos iniciais do Ceratocone podem ser corrigidos com óculos ou lentes de contato. Já os mais avançados demandam cirurgia.

Lentes de Contato: são indicadas para pacientes cujos óculos não fornecem mais uma acuidade visual satisfatória. Neste caso, as lentes melhoram a curvatura da córnea e consequentente, a visão.

Crosslinking: a fim de minimizar ou parar a progressão do Ceratocone, esta técnica inovadora é caracterizada pela ligação do colágeno da córnea com a riboflavina (VITAMINA B2).

Transplante de Córnea: indicado para os casos avançados de Ceratocone, em que as outras alternativas de tratamento não oferecem mais eficácia. Afinamento excessivo da córnea, presença de cicatrizes resultantes do uso de lentes ou leucoma (opacificação corneana) são alguns dos fatores que demandam o transplante.

Implante de Anel de Ferrara: procedimento cirúrgico rápido e indolor, que permite recuperação rápida e o retorno as atividades em pouco tempo para os pacientes com Ceratocone. O Anel de Ferrara é uma órtese confeccionada com o mesmo material das lentes intraoculares. Ele regulariza a superfície corneana e garante excelentes resultados. E o melhor: o procedimento é realizado com colírio anestésico.

Caso você apresente alguns dos sintomas ou já esteja com o Ceratocone em um grau avançado, entre em contato com nossa Central de Atendimento e agende sua avaliação com nossos médicos especialistas.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário