
O que é Visão Monocular
Postado por Oculari em 18/05Visão Monocular
A visão monocular é a capacidade de enxergar apenas com um dos olhos. Este problema pode ocorrer em decorrência de traumas oculares, tumores, glaucoma e doenças congênitas como a toxoplasmose.
Infelizmente, a visão monocular é definitiva, com exceção nos casos de cegueira reversível e catarata. Seu principal problema é a redução do campo periférico, dificultando algumas atividades para seus portadores.
A visão periférica compromete a coordenação, causando dificuldades para subir e descer escadas, atravessar ruas, dirigir e praticar esportes. Outra ocorrência comum é a colisão em pessoas e objetos, já que a visão de profundidade e periférica tornam-se comprometidas. Assim como qualquer alteração física, a visão monocular não é um impedimento para seus portadores deixarem de ter um vida normal.
A palavra chave é ADAPTAÇÃO. Geralmente, os pacientes podem recomeçar suas funções após um curto período de ajustes. Mas as maiores queixas estão ligadas a autoestima e ansiedade, para a adaptação a esta nova realidade.
A visão monocular perante a lei
A partir de setembro de 2011, o Ministério do Trabalho e Emprego passou a considerar deficientes, para fins os portadores de visão monocular, já que a doença confere ao seu portador severa restrição em sua capacidade sensorial, com a alteração das noções de profundidade e distância, além da vulnerabilidade do lado do olho cego.
Os comentários estão fechados.