Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

mulehres-blog

Mulheres estão mais expostas a doenças oculares

Postado por Oculari em 07/03

Amanhã teremos o Dia Internacional da Mulher e por isso, nosso blog traz uma matéria dedicada à saúde ocular das mulheres.

Você sabia que o público feminino é mais propenso ao surgimento de doenças oculares?
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) , duas a cada três pessoas cegas no mundo são mulheres e os motivos para esta constatação são diversos:

O primeiro está relacionado a menopausa, que causa a interrupção da produção de estrogênio. A falta deste hormônio pode causar alterações no filme lacrimal, levando ao quadro de olho seco, com sintomas como sensação de areia nos olhos, coceira e fotofobia. A falta do estrogênio também afeta uma das camadas do olho que formam o cristalino (lente natural do olho), aumentando durante esta fase, as chances do desenvolvimento da Catarata.

A menopausa também pode afetar a saúde ocular das mulheres através do surgimento da DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade, que causa a perda gradual da visão central em pessoas acima de 50 anos. Se não tratada adequadamente, a DMRI pode levar à perda da visão definitiva.

Outras razões para que as mulheres sejam mais afetadas por doenças oculares, é que elas estão vivendo mais que os homens. Segundo o IBGE, a média de vida do público feminino é de 78,6 anos, enquanto que os homens vivem em média 71,3 anos. Desta forma, as mulheres estão mais suscetíveis às doenças naturais do processo de envelhecimento, como a Catarata e a DMRI (descritas acima), além da Retinopatia Diabética entre outros problemas de visão.

Além disso, doenças  que comprometem a visão, como esclerose múltipla, artrite reumatoide e lúpus atingem com mais frequência as mulheres.

Durante a gestação, o cuidado com a saúde ocular deve ser redobrado, já que neste período, as alterações no organismo deixam os olhos mais vulneráveis. É muito comum as gestantes apresentarem visão embaçada e aumento de grau de problemas refrativos. Por isso, exames oftalmológicos devem ser realizados junto com o pré-natal, para prevenir a pré-eclâmpsia e o diabetes gestacional, que aumentam a pressão arterial e podem trazer sequelas à visão.

É importante ressaltar que questões culturais e socioeconômicas também contribuem para a maior suscetibilidade das mulheres às doenças oculares. Infelizmente, muitas não têm acesso às informações sobre cirurgias oculares que revertem a cegueira, como é o caso da Catarata e de doenças como o Glaucoma, que pode desenvolver-se após os 40 anos de idade. Muitas vivem em locais isolados, longe de postos de saúde e hospitais, que geralmente, fornecem materiais e informações para a prevenção destas doenças.

Você que é mulher, deve prevenir-se desde cedo! Além de uma alimentação saudável  e equilibrada, deve praticar atividades físicas regularmente e consultar o oftalmologista periodicamente, para avaliação e realização de exames preventivos. Cuide-se! Sua saúde é o seu maior bem!

 

 

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário