Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

radiacao-blog

Radiação Solar: perigo para os olhos

Postado por Oculari em 19/04

Você sabia que além de atingir nossa pele, os raios ultravioleta também podem prejudicar a nossa visão? Por isso, é essencial protegermos os olhos dos perigos da radiação solar, independente da estação do ano.

Até durante o inverno, é comum as pessoas não associarem os dias mais frios com os efeitos nocivos provocados pelo sol, mesmo em dias nublados. Desta forma, deixam de usar óculos escuros ou aplicar o protetor solar e geralmente, com os compromissos do dia-a-dia, se expõem à radiação solar nos piores horários (entre as 10h e 16h).

Assim como a pele, os efeitos dos raios ultravioleta para a visão são cumulativos e por esta razão, prevenir-se da radiação solar deve ser um ato constante para toda a população.

Quais danos a Radiação Solar pode trazer para a nossa visão?

Ao contrário de outras partes de nosso corpo, cujas células sofrem regeneração,  o Cristalino (lente natural do olho) não passa por este processo.
Assim, doenças como a Catarata precoce também podem surgir como resultado de danos acumulados nas proteínas do Cristalino, que em muitas ocasiões, são causados pelo excesso de exposição à radiação solar. O uso de óculos sem a proteção adequada pode elevar em até 60% a chance de desenvolver a doença.

A exposição por mais de seis horas à radiação solar também pode causar Ceratite na córnea, que provoca a morte de células, levando à baixa da visão.

A DMRI (Degeneração Macular relacionada à Idade), desencadeada pela oxigenação das células e que causa cegueira irreversível também é uma das doenças que podem surgir com o excesso de exposição à radiação solar.

Câncer de pele nas pálpebras e bordas palpebrais (melanoma) e o Pterígeo (surgimento de “carne nos olhos) podem ser consequências para pacientes que não previnem-se contra a radiação solar.

A proteção contra a Radiação solar é vital para evitar doenças oculares

Com medidas simples, é possível evitar o aparecimento de doenças oculares, como as  mencionadas acima.

O uso de óculos com lentes fotossensíveis em todas as épocas do ano ajudam a prevenir contra uma série de problemas para a saúde visual e pode evitar doenças oculares a esse tipo de radiação solar.  Não basta apenas levar e consideração a marca ou o design: os óculos escuros devem ter primordialmente, o nível de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) que as lentes oferecem.

Óculos escuros sem a proteção adequada são bastante prejudiciais, pois além de não impedirem a passagem dos raios UV até os olhos, a lente escura sem proteção causa a dilatação das pupilas (onde ficam o cristalino e a retina), aumentando a área de exposição dos olhos.

Importante:

• Mesmo sob a proteção do guarda-sol em praias e clubes, o risco da radiação solar permanece, já que a luz refletida na areia e pisos claros podem provocar danos à pele e aos olhos.

• Além dos óculos escuros, o uso de bonés e protetor solar são essenciais, especialmente em crianças e idosos.

• E não se esqueça: faça sua avaliação oftalmológica periodicamente! Os exames podem ajudar a detectar doenças precocemente, essenciais para os tratamentos adequados.

Agende sua consulta em uma de nossas unidades:
Montes Claros – Tel: (38) 3216-0663 / (38) 9 9211-0015 (WhatsApp)
Janaúba – Tel: (38) 3821-8094 / (38) 9 9227-4358 (WhatsApp)
Salinas – Tel: (38) 3841-1033/ (38) 9 9250-1273 (WhatsApp)

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário