Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

idosos-blog

Doenças oculares que mais atingem os idosos

Postado por Oculari em 22/02

O processo de envelhecimento chega para todos, deixando nosso corpo mais frágil e suscetível a diversos problemas de saúde.

A visão também torna-se prejudicada com o passar dos anos, trazendo diversos problemas para os olhos. Por isso, realizar a avaliação oftalmológica anual é sempre importante para prevenir doenças que começam a manifestar-se antes mesmo da terceira idade, como é o caso do Glaucoma.
Por isso, listamos abaixo as principais doenças oculares comuns em idosos, que muitas vezes podem ser diagnosticadas e tratadas com antecendência.

1-  Catarata

Doença muito comum após os 50 anos de idade, causada pelo processo natural de envelhecimento. A Catarata causa a perda progressiva da transparência da lente natural dos olhos (Cristalino), tornando a visão embaçada com o passar do tempo. A Catarata é o principal motivo de cegueira reversível no mundo e o único tratamento é a Cirurgia, que consiste na remoção do cristalino comprometido e na implantação de uma nova lente intraocular, devolvendo a qualidade de visão aos pacientes. A Catarata ainda pode ser acelerada pela ação de outras doenças, como é o caso do Diabetes.

2- DRMI (Degeneração Macular Relacionada à Idade)

Doença degenerativa que atinge a mácula, responsável pela nitidez da visão. Afeta principalmente pessoas com mais de 50 anos. Em nosso país, a DRMI atinge cerca de cem mil novos casos a cada ano. Os principais sintomas são: distorção das formas, dificuldade de leitura, surgimento de pontos escuros, visão embaçada, com evolução para a perda gradual e irreversível da mesma. O diagnóstico precoce pode evitar esta situação.

3-  Glaucoma

O Glaucoma é causado pelo aumento da pressão ocular nos olhos, provocando lesões no nervo óptico. Pode levar à cegueira definitiva, caso não seja tratada a tempo. O tipo mais comum (glaucoma de ângulo aberto) é uma doença silenciosa e muitos pacientes não sabem que a têm. O único sintoma é a perda lenta da visão e o tratamento pode ser feito com medicamentos e cirurgia. Por isso, os exames oftalmológicos de rotina são fundamentais para homens e mulheres com mais de 40 anos.

4- Olho seco

Esta doença é causada pela alteração nas glândulas lacrimais, que desestabilizam a superfície dos olhos. Muito comum em mulheres que entram a menopausa, pacientes que realizam quimioterapia, radioterapia ou que fazem uso constante de alguns tipos de medicamentos.

5- Retinopatia

Causada por complicações relacionadas ao diabetes e hipertensão arterial. Esta doença atinge os vasos sanguíneos, resultando em má circulação na retina. É uma doença lenta e apresenta alguns sintomas, como visão borrada, moscas volantes e perda repentina da visão.

Tem alguma dúvida? Mande para nós! Nossos especialistas estão sempre prontos a atendê-lo e cuidar da saúde de sua visão!

Curta nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de novidades do Oculari Hospital Oftalmológico.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário