Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

catarata

Conheça os tipos de Catarata

Postado por Oculari Hospital Oftalmológico em 16/08

A Catarata é uma doença que desenvolve-se lentamente e caracteriza-se pelo surgimento de uma opacidade na lente natural do olho, também conhecida como cristalino. O principal sintoma da catarata é a visão nublada, que com o tempo, oferece dificuldades em tarefas cotidianas, como ler, assistir televisão, dirigir, reconhecer o rosto de pessoas, ou até mesmo olhar-se no espelho. Além do extremo desconforto, é responsável pelo maior número de casos de cegueira em todo o mundo.

Quais são os tipos de Catarata?

Catarata Senil

Este é o tipo mais comum da doença, pois ocorre em decorrência do envelhecimento. Pode ainda dividir-se em 3 diferentes tipos :

  • Nuclear: é formada no centro do cristalino, causando opacidade ao olho
  • Cortical: surge nas extremidades do núcleo
  • Subcapsular posterior: surge na parte traseira do cristalino (sua ação é mais rápida)

Catarata congênita

É a forma da doença que ocorre em um a cada 5 mil nascimentos e pode desenvolver-se em casos de infecção, uso de álcool e drogas durante a gestação. Além disso, este tipo de catarata também pode formar-se durante o primeiro ano da criança – em casos de comprometimento da visão, é aconselhável o procedimento cirúrgico para sanar este problema.

Catarata de radiação, secundária e traumática

São tipos da doença causadas por fatores externos, como é o caso dos pacientes que possuem câncer – terapias que envolvem radiação podem causar a catarata. Outro caso é a secundária, que pode ser causada pelo uso de esteróides ou estar associada a outras doenças, como a diabetes e o glaucoma. E por fim, a traumática, que pode surgir em função de lesões no olho.

Somente uma avaliação com o médico oftalmologista pode mensurar com exatidão o tipo de catarata. Por isso, ao aparecimento dos primeiros sintomas, venha para a Oculari fazer sua consulta! Somente a cirurgia é o procedimento eficaz para tratar a perda da visão e aqui na Oculari, realizamos cirurgias de catarata com médicos especialistas e tecnologia de ponta, visando a rápida recuperação e qualidade de vida de cada paciente.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário