Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

catarata-blog

Catarata: o que é, sintomas e cirurgia

Postado por Oculari em 05/04

O que é a Catarata?

A Catarata é uma lesão ocular que acomete o cristalino, a lente natural dos olhos. Com o tempo, esta lente sofre a perda progressiva de sua transparência, tornando-se opaca e prejudicando a visão. Esta é uma doença que surge com o processo natural de envelhecimento e pode apresentar-se de forma tênue em sua primeira fase e agravar-se com o decorrer do tempo.

O cristalino é uma lente responsável pela focagem dos objetos (tanto de longe quanto para perto) e qualquer alteração em sua constituição pode alterar a formação das imagens na retina. Quanto maior for a opacidade, maiores serão os dificuldades para enxergar. Alguns casos extremos de Catarata podem levar até mesmo à cegueira.

Como é o desenvolvimento da Catarata?

A Catarata pode desenvolver-se de forma bem lenta, demorando vários anos até que o paciente perceba a diminuição da visão. No entanto, existem casos em que a doença evolui rapidamente, comprometendo a visão de forma significativa e levando à necessidade de intervenção.

As causas da Catarata podem ser diversas, mas a mais frequente é a que surge com o processo natural de envelhecimento, que ocorre  a partir dos 45 anos. Já o aparecimento de sintomas aparecem a partir dos 60 anos, com a diminuição da visão.

 

Existe mais de um tipo de Catarata?

A Catarata também pode surgir como consequência de traumastismos, doenças como diabetes, doenças renais, inflamações oculares, além do uso de medicamentos como  corticosteróides ou mióticos ou até após a realização de cirurgias intra-oculares.

Também existe a Catarata Congênita, presente logo no nascimento e responsável pela principal causa de cegueira infantil.
O diagnóstico pode ser constatado com o “teste do olhinho”, que deve ser realizado nas primeiras 24 horas de vida. Além das pupilas esbranquiçadas,  outros sintomas como o estrabismo, movimentos não coordenados dos olhos  ou olhos de tamanhos diferentes podem ser sinais da Catarata Congênita.

Quais são os principais sintomas da Catarata?

Apesar de inicialmente ser assintomática, os sintomas podem variar, dependendo do grau da opacificação do cristalino.

Dentre os principais sintomas da Catarata, encontram-se:

– Diminuição da visão noturna;
– Alteração dos erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo), com mudança frequente de óculos;
– Visão dupla em um dos olhos;
– Fotofobia;
– Visão embaçada

A Catarata tem cura?

Esta doença não tem cura e a única solução realmente eficaz é a Cirurgia de Catarata, um procedimento que retira o cristalino opacificado e o substitui por uma lente intra-ocular.
A cirurgia é realizada da seguinte forma: o cristalino é emulsificado (triturado) por ultrassom e aspirado através de uma ponteira ultrassônica. Após, é implantada uma lente intra-ocular artificial dentro do saco capsular, que recupera a visão antes prejudicada.

O procedimento é simples, rápido e realizado sob anestesia local. A lente ainda pode corrigir diversos problemas refrativos.
Essa técnica oferece a vantagem de exigir corte menor e, em geral, sem suturas, garantindo maior conforto aos pacientes.

Recuperação após a Cirurgia de Catarata

O tempo de recuperação depende de cada paciente, mas de forma geral, o paciente já pode ir para casa logo após a cirurgia. Seguindo as recomendações médicas, o retorno à rotina de vida normal é rápida e a recuperação total leva em torno de 45 dias.

No Oculari Hospital Oftalmológico, realizamos a Cirurgia de Catarata com total segurança, garantindo o bem-estar e recuperação de cada paciente.

Venha fazer sua avaliação cirúrgica com nossos médicos especialistas e volte a enxergar com qualidade e nitidez.

Agende agora mesmo sua consulta:
Montes Claros – Tel: (38) 3216-0663 / (38) 9 9211-0015 (WhatsApp)
Janaúba – Tel: (38) 3821-8094 / (38) 9 9227-4358 (WhatsApp)
Salinas – Tel: (38) 3841-1033/ (38) 9 9250-1273 (WhatsApp)

 

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário