Oculari Hospital Oftalmológico

(38) 3216-0663          Ícone Facebook   Ícone Facebook

Notícias

cancer

Câncer Ocular

Postado por Oculari em 09/02

No último 4 de fevereiro, tivemos o Dia Mundial contra o Câncer, uma data anualmente lembrada pela UICC (União Internacional Contra o Câncer). Por isso, vamos aproveitar para falar de um tipo muito raro da doença: o Câncer Ocular.
Geralmente, a maior parte dos casos de câncer ocular na fase adulta é caracterizada por tumores secundários ou metastáticos, que se originam de outras partes do corpo ou órgãos e disseminam-se através da corrente sanguínea e sistema linfático até o olho.
Mas também há o câncer em que o tumor origina-se a partir da proliferação das células malignas nas diferentes estruturas do próprio olho. Também conhecido como tumores primários, podem ser de dois tipos: o retinoblastoma e o melanomas.

Tipos de Câncer Ocular

Retinoblastoma

Geralmente, este tipo de Câncer Ocular acomete apenas um olho e não apresenta causas conhecidas. Mais comum no período da infância, origina-se nas células da retina e pode se manifestar até os 5 anos de idade. Seu sinal mais comum é caracterizado pelo reflexo pupilar branco. Apenas 10% dos casos são hereditários e pode comprometer os dois olhos.

Os melhores resultados de tratamento são obtidos no estágio inicial e por esta razão, o Retinoblastoma é um tipo de câncer que depende da atenção dos pais para detectar a doença o quanto antes. Após a realização de exames oftalmológicos, o tratamento pode ser realizado com terapias a laser, quimioterapia, braquiterapia ou até a remoção do globo ocular.

Melanoma

Este é o tipo de tumor mais recorrente dos adultos e pode ocorrer tanto na porção interna do globo ocular (úvea) como na membrana que recobre a parte branca do olho e a superfície interna das pálpebras (conjuntiva). Pode ainda se manifestar com alterações visuais em caso de descolamento da retina ou volume tumoral significativo.

O melanoma que acomete a úvea é mais fácil de detectar, pois produz flashes, “moscas” volantes e perda parcial ou total da visão. É um tipo de tumor grave, podendo causar mestástases para outros órgãos, como fígado, cérebro e pulmões em 25% dos casos.

Assim como qualquer tipo de câncer, a detecção inicial é importante para obter-se sucesso no tratamento. No caso de melanomas menores a médios, recomenda-se a termoterapia transpupilar, radiação no tumor e nos casos dos grandes, a remoção do globo ocular ou até mesmo a associação de todos os tratamentos.

É sempre importante e recomendável consultar-se com o oftalmologista periodicamente, a fim de prevenir-se contra o Câncer Ocular e outros tipos de doenças.

Comentários


Os comentários estão fechados.

Desenvolvido por Ícone Horário