
As doenças oculares mais comuns no Brasil
Postado por Oculari em 20/04Quais são as 6 doenças oculares mais comuns no Brasil?
Atualmente, estima-se que existam cerca de 1,1 milhão de cegos e cerca de 4 milhões de deficientes visuais sérios em nosso país. A principal causa de cegueira evitável ou curável no Brasil é a catarata, que afeta principalmente a população com mais de 60 anos.
Além disso, você sabe quais são as doenças oculares mais comuns no Brasil? Confira a lista abaixo.
1- Conjuntivite
Liderando a lista, a conjuntivite é uma inflamação que pode ser causada por bactérias, fungos, vírus ou alergias. Sua incidência é grande o ano todo – no inverno o contágio é em função da aglomeração de pessoas em espaços mais fechados (shoppings). No verão, o risco também é alto (contato com água de piscinas).
O tratamento é rápido e é geralmente realizado com antibiótico, antialérgico e compressas de soro fisiológico.
2- Miopia e Hipermetropia
Também são doenças muito conhecidas por grande parte da população – elas atingem qualquer idade e causam distorções na visão (dificulade para enxergar à distância e de perto). Além das imagens distorcidas, causam dores de cabeça, cansaço ocular e vermelhidão.
Além dos óculos e lentes corretivas, o tratamento pode ser feito através da cirurgia refrativa, que devolve a qualidade de visão e traz mais liberdade para pacientes que não querem mais usar óculos.
3- Astigmatismo
Doença causada pelo formato irregular da córnea, causando visão borrada, fadiga e enxaqueca. Óculos e lentes de contato também são utilizadas no tratamento.
4- Presbiopia
Mais conhecida como vista cansada, esta condição causa dificuldade para focar um determinado objetivo próximo, principalmente letras e números (prejudicando muito a leitura).
5- Catarata
Uma das doenças mais temidas e que acomete grande parte da população idosa como descrito no início do texto, a Catarata é causada pela opacidade total ou parcial do cristalino. Apesar de estar relacionada ao envelhecimento, pode ser decorrente do diabetes e pelo uso de alguns medicamentos por um longo período.
O único tratamento eficaz é a cirurgia, que remove o cristalino opaco e o substitui por uma lente intraocular, através de um procedimento indolor e que permite a rápida recuperação dos pacientes.
6- Glaucoma
Relacionada ao aumento de pressão nos olhos, é uma doença perigosa e sem sintomas. Após os 40 anos, é essencial que todos realizem os exames de rotina para a prevenção da doença, já que depois do estágio avançado, não há cura, podendo causar a perda da visão.
Os comentários estão fechados.